Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:34:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:34:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67890 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67890 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/03/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 261-273 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A docência como uma atividade complexa (MORIN, 2000; 2011; 2014) exige uma multiplicidade de saberes (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI et al., 1998), que estão constantemente em construção e reconstrução. O contexto da cibercultura (LEMOS, 2013; LEVY, 1999; SANTAELLA, 2003) coloca aos professores a necessidade do saber tecnológico. A pesquisa desenvolvida visa compreender como o saber tecnológico é construído a partir da utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais na prática pedagógica (SANTOS, 2014; BEHRENS, 2009; VEIGA, 1992; NADAL, 2016) do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas tessituras com os demais saberes docentes no contexto da cibercultura, à luz da Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2000; 2011; 2014; PETRAGLIA, 2008; SÁ, 2013; BEHRENS, 2009; MORAES, 2008). A pesquisa de abordagem qualitativa, (LUDKE; ANDRÉ, 2015), se estruturou no estudo de caso (YIN, 2005) em duas etapas: a primeira exploratória para a seleção da amostragem gradual, seguida pelo estudo de caso único. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação, análise documental e entrevistas, o que permitiu uma triangulação dos dados. Os métodos de análise envolveram análise documental (CELLARD, 2012) e análise de conteúdo (BARDIN, 2010; SALDAÑA, 2013). Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que o saber tecnológico pode ser considerado um saber necessário à docência no contexto da cibercultura, na medida em que é exigido e mobilizado na/pela prática pedagógica. Sua construção é influenciada pela multidimensionalidade contextual, pelas condições subjetivas e intersubjetivas e pela religação dos saberes docentes. Assim, a Epistemologia da Complexidade ajuda a entender que a construção do saber tecnológico se faz por diferentes caminhos, em contextos distintos, na relação com o outro em movimentos de ordem, desordem, organização e interações. Essa tese contribuí academicamente para a prática pedagógica docente ao traçar um caminho possível para a construção desse saber, cada vez mais pertinente para viver na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Saber tecnológico. Saberes docentes. Complexidade. Cibercultura. Tecnologias e Mídias digitais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Teaching as a complex activity (MORIN, 2000; 2011; 2014) requires a multiplicity of knowledge (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI et al., 1998), which are constantly under construction and reconstruction. The context of cyberculture (LEMOS, 2013; LEVY, 1999; SANTAELLA, 2003) poses to teachers the need for technological knowledge. The developed research aims to understand how technological knowledge is built from the use, integration and appropriation of technologies and digital media in the pedagogical practice (SANTOS, 2014; BEHRENS, 2009; VEIGA, 1992; NADAL, 2016) of the teacher of the early years of elementary school, in the textures with other teaching knowledge in the context of cyberculture, in the light of the Epistemology of Complexity (MORIN, 2000; 2011; 2014; PETRAGLIA, 2008; SÁ, 2013; BEHRENS, 2009; MORAES, 2008). The qualitative research, (LUDKE; ANDRÉ, 2015), was structured in the case study (YIN, 2005) in two stages: the first exploratory for the selection of the gradual sampling, followed by the single case study. The data were obtained through questionnaires, observation, document analysis and interviews, which allowed for a triangulation of the data. The methods of analysis involved document analysis (CELLARD, 2012) and content analysis (BARDIN, 2010; SALDAÑA, 2013). The research results allow us to defend the thesis that technological knowledge can be considered a necessary knowledge for teaching in the context of cyberculture, insofar as it is required and mobilized in/by pedagogical practice. Its construction is influenced by the contextual multidimensionality, by the subjective and intersubjective conditions and by the reconnection of the teaching knowledge. Thus, the Epistemology of Complexity helps to understand that the construction of technological knowledge takes place in different ways, in different contexts, in the relationship with the other in movements of order, disorder, organization and interactions. This thesis contributed academically to the teaching pedagogical practice by tracing a possible path for the construction of this knowledge, which is increasingly relevant to live in contemporary society. Keywords: Technological knowledge. Teaching knowledge. Complexity. Cyberculture. Technologies and digital media. | - |
Formato: dc.format | 312 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: