Ensino de ciências na educação infantil : um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultura da infância

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Autor(es): dc.contributorSilva, Camila Silveira da, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thayse Geane Iglesias da, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:33:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:33:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67880-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Camila Silveira da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 18/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 178-185-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo foi realizado na perspectiva da articulação do Ensino de Ciências na Educação Infantil, buscando contribuir para que se ampliem as reflexões e discussões em relação a importância das Ciências para as crianças, considerando-as como um "ser-que-é" e não em detrimento da vida adulta, entendendo como um dos desafios compreender como o conhecimento se constrói no universo infantil. Sendo assim, o objetivo foi analisar como as crianças integram e ressignificam o conhecimento de Ciências presente na rotina da Educação Infantil, nesse sentido, foi delineado três objetivos específicos: i) identificar os conhecimentos de Ciências que permeiam a rotina da Educação Infantil; ii) identificar em que atividades os conhecimentos científicos se fazem presentes; iii) investigar como as crianças manifestam os conhecimentos de Ciências em seu contexto de EI. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo microetnográfica. Para a constituição de dados, realizamos a observação participante, com o registro por meio de notas de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Curitiba - Paraná. Para o tratamento dos dados utilizamos os pressupostos da Análise de Conteúdo, utilizando quatro categorias que foram definidas a priori, a partir do referencial teórico que versa sobre cultura infantil sendo elas: a) Ludicidade; b) Interatividade; c) Fantasia do Real; e d) Reiteração. Na Ludicidade foi possível observar que as crianças integram e ressignificam as Ciências pelos jogos e elaboração de regras e manifestam suas interpretações nas brincadeiras e estão predominantemente em atividades livres. Na categoria Interatividade, identificamos que as crianças integram novos conhecimentos de Ciências pelas relações estabelecidas com os pares, com adultos e com o meio em que estão inseridas, articulam com suas experiências já existentes e ressignificam, expressam por meio de diálogos, e em conexão com a ludicidade, também por brincadeiras. A Fantasia do Real é o meio que a criança ressignifica as Ciências e manifesta suas concepções, revelando seus conhecimentos por meio de desenhos, brincadeiras e histórias. Na Reiteração observamos o desenvolvimento da aprendizagem da criança, reiniciado o tempo quando necessário, para desenvolver seu pensamento e ideias. Assim identificamos que os jogos e as brincadeiras são essenciais para a integração das Ciências no universo infantil, pois é assim que elas se socializam. A Interatividade junto com a Ludicidade permite que as crianças tenham acesso a novos conhecimentos de Ciências ampliando seu repertório. A Fantasia do Real é a forma como elas transpõem as Ciências de modo a fazer sentido em seu mundo. É como as crianças expressam sua interpretação sobre o conhecimento científico e na Reiteração as crianças reinventam a forma de compreensão de Ciências, testam suas hipóteses e tiram variadas conclusões. Assim, concluímos que entender o universo infantil é a porta de entrada para as pesquisas no Ensino de Ciências, é um desafio para os pesquisadores reconhecer a criança como a fonte de informação do seu próprio mundo e ampliar pesquisas que idealizem entender o papel das Ciências no contexto da criança e da infância. Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Infantil. Cultura de Pares.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study was carried out in the perspective of the articulation of Science Teaching in Early Childhood Education, seeking to contribute to the expansion of reflections and discussions regarding the importance of Science for children, considering them as a "being-that-is" and not to the detriment of adult life, understanding as one of the challenges to understand how knowledge is built in the children's universe. Thus, the objective was to analyze how children integrate and reframe the knowledge of Science present in the routine of Early Childhood Education, in this sense, three specific objectives were outlined: i) to identify the knowledge of Science that permeates the routine of Early Childhood Education; ii) identify in which activities scientific knowledge is present; iii) investigate how children manifest science knowledge in their EI context. This research is of a qualitative nature of the microetnographic type. For the constitution of data, we performed participant observation, with the registration through field notes in a Municipal Center for Early Childhood Education located in Curitiba - Paraná. For the treatment of the data, we used the assumptions of Content Analysis, using four categories that were defined a priori, based on the theoretical framework that deals with children's culture, namely: a) Playfulness; b) Interactivity; c) Fantasia do Real; and d) Reiteration. In Ludicidade, it was possible to observe that children integrate and reframe the Sciences through games and rules elaboration and manifest their interpretations in games and are predominantly in free activities. In the Interactivity category, we identified that children integrate new knowledge of Science through the relationships established with peers, with adults and with the environment in which they are inserted, articulate with their existing experiences and resignify, express through dialogues, and in connection with playfulness, also through games. The Fantasy of the Real is the way that the child reframe the Sciences and expresses his conceptions, revealing his knowledge through drawings, games and stories. In Reiteration we observe the development of the child's learning, restarting the time when necessary, to develop his thinking and ideas. Thus, we identified that games and play are essential for the integration of Sciences in the children's universe, as this is how they socialize. Interactivity together with Ludicidade allows children to have access to new knowledge of Science, expanding their repertoire. The Fantasy of the Real is the way they transpose the Sciences in order to make sense in their world. It is how children express their interpretation of scientific knowledge and in Reiteration children reinvent the way of understanding Science, test their hypotheses and draw various conclusions. Thus, we conclude that understanding the children's universe is the gateway to research in Science Teaching, it is a challenge for researchers to recognize the child as the source of information in their own world and to expand research that idealizes understanding the role of Science in the child and childhood context. Keywords: Scientific knowledge. Early childhood education. Peer Culture.-
Formato: dc.format189 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleEnsino de ciências na educação infantil : um estudo pautado na reprodução interpretativa e cultura da infância-
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