Analyzing urban employment subcenters : the case of Curitiba, Brasil

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Autor(es): dc.contributorPorsse, Alexandre Alves, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorThome, Eduardo Moreira, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:24:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:24:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67874-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Alves Porsse-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 28/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 83-89-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diversos estudos foram desenvolvidos para avaliar a presença de subcentros de emprego analisando a sua distribuição espacial no espaço urbano. Em sua maioria eles analisam países desenvolvidos e poucos estudos exploraram as cidades dos países em desenvolvimento, particularmente a América Latina. Além disso, a relação entre políticas de planejamento urbano e sua influência na formação de subcentros pouco foi analisada em trabalhos empíricos. Nesse sentido, a atenção se volta para a cidade de Curitiba (Brasil). Desde a década de 1970, Curitiba adotou uma política de planejamento urbano orientada pelo transporte urbano que incentivou o desenvolvimento de subcentros. O núcleo dessa política é o sistema BRT (Bus Rapid Transit) que combinado com as políticas de uso da terra que foram estabelecidas nas últimas décadas compõem as principais forças que influenciam a distribuição de pessoas e atividades econômicas na cidade. Este trabalho tem como objetivo avaliar a presença de subcentros de emprego em Curitiba e como eles se relacionam com o BRT. Para identificar os subcentros de emprego e avaliar se o CDB permanece como o principal atrator de emprego na cidade utilizamos a abordagem semi-paramétrica desenvolvida por McMillen (2001). A base de dados contém informações sobre o emprego formal no nível da empresa fornecido pela RAIS no ano de 2010, contendo 50.553 empresas e 658.061empregados na cidade. Esses dados foram georreferenciados em células de um quilômetro quadrado sobre a cidade. Os resultados mostram que Curitiba possui uma estrutura policêntrica composta por onze subcentros de emprego. A distribuição espacial desses subcentros é altamente correlacionada à rede BRT, evidenciando o papel da política de planejamento urbano na formação de subcentros de emprego. Além disso, a análise gravitacional sugere que o CBD não é mais o principal local na atração de emprego, uma vez que a maior parte da variabilidade da distribuição espacial da densidade do emprego é explicada pelos SBDs. Assim, os resultados do presente trabalho para a cidade de Curitiba evidenciam que uma política de planejamento urbano orientada pelo transporte de longo prazo é muito eficaz para promover a estrutura urbana policêntrica, sendo uma estratégia que contribui para contrabalançar as forças do mercado que favoreceriam a estrutura urbana monocêntrica. PALAVRAS CHAVE: Regressão semi-paramétrica, Densidade do emprego urbano, Subcentros, Policentrismo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Several studies have shown a trend away from monocentric city proposed by the Alonso-Mills- Muth model through the spatial analysis of employment distribution in the urban space. Most of these studies are concerned to cites in developed countries and few have explored the polycentric urban structure of cities in developing countries, particularly to Latin America. Further, the use of urban planning policies and their influence in promoting subcenters has been left aside in empirical work. In that sense, the city of Curitiba (Brazil) emerges as focal point in this analysis. Since the 1970's Curitiba adopted a Transit-Oriented Development (TOD) oriented urban planning policy searching to promote polycentricity. The core of this policy is the Bus Rapid Transit (BRT) system in combination with mixed land-use patterns and are the main force influencing the distribution of people and economic activities across the city. Therefore, this paper aims to assess the presence of employment subcenters in Curitiba and how it relates to the BRT system. In order to identify the employment subcenters and to assess whether the CBD remains as the main employment attractor in a polycentric city we use the semi-parametric approach developed by McMillen (2001). The employment database contains data on formal employment at the firm level provided by the Ministry of Employment for the year of 2010. These data were geo-referenced in grid cells of one square kilometer over the city. The results show that Curitiba has a polycentric structure with nine employment subcenters. The spatial distribution of these subcenters has a strong relationship to the BRT network, evidencing the role of TOD urban planning policy in shaping the polycentric structure. Further, the gravitational analysis suggests the CBD is no longer the main employment attractor since most of the variability of the spatial distribution of employment density is explained by the SBDs. Thus, our findings for Curitiba shows that a long-term TOD policy is very effective for promoting polycentric urban structure, being a strategy that contributes to counterbalance the market forces that would favor the monocentric urban structure. KEY WORDS: Semi-parametric regression, Urban Employment Density, Subcenters, Polycentrism.-
Formato: dc.format89 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômico-
Título: dc.titleAnalyzing urban employment subcenters : the case of Curitiba, Brasil-
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