Avante, filhos de fé : a umbanda e suas práticas ritualísticas

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Autor(es): dc.contributorHorochovski, Marisete Teresinha Hoffmann, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Adriana Cristina Zielinski do, 1970--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67783-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67783-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 20/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 81-84-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa de mestrado desenvolvida sobre a religião de Umbanda, teve como objetivo identificar suas práticas ritualísticas, seus espaços sagrados e sua relação com o meio ambiente. O intuito principal é saber como são utilizadas as ervas e plantas dentro da religião e como são transmitidos e apreendidos os conhecimentos relacionados aos rituais sagrados, partindo do princípio de que a Umbanda é inspirada por vertentes de diferentes matrizes religiosas (católica, espírita, africana e indígena) e com forte relação com a natureza. Essa relação pode ser percebida, por exemplo, nos seus espaços sagrados que vão além dos seus templos, estendem-se para os espaços da natureza (rios, matas, cachoeiras, praias, pedreiras, encruzilhadas, cemitérios), que se tornam uma extensão dos seus locais de práticas ritualísticas. De caráter qualitativo, o estudo utilizou como técnicas de coleta de dados a observação participante e entrevistas com dirigentes e adeptos de três terreiros localizados em Curitiba. A escolha dos terreiros pesquisados ocorreu por um deles estar entre os mais antigos de Curitiba; outro possuir uma liderança feminina; e, um terceiro, ser dirigido pelo atual presidente da Federação de Umbanda do Estado do Paraná. Nos resultados obtidos, observamos que a Umbanda é constitutivamente plural, diversa, e apesar de utilizar materiais, conceitos e preceitos de outras religiões, construiu sua própria identidade. A ação terapêutica, oportuniza os frequentadores a receberem atendimento para seus problemas, visa o tratamento de doenças e de outros problemas (financeiros e emocionais, entre outros) por meio de acolhimento e escuta, formando uma espécie de rede de apoio aos que buscam ajuda no espaço sagrado desta religião. Os conselhos espirituais e o benzimento são normalmente intermediados pelos médiuns do terreiro com suas entidades espirituais incorporadas. Estas entidades espirituais, quando consideram necessário, fazem uso das plantas e ervas medicinais visando a manutenção/cura da saúde física e espiritual do indivíduo, tendo a natureza como força mobilizadora da religião, representando suas divindades e resguardando suas crenças. Palavras-chave: Umbanda. Ervas e plantas medicinais. Rituais religiosos. Políticas públicas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present master's research developed on the Umbanda religion, aimed to identify its ritualistic practices, its sacred spaces and its relationship with the environment. The main purpose is to know how herbs and plants are used within religion and how knowledge related to sacred rituals is transmitted and learned, based on the principle that the Umbanda is inspired by strands of different religious backgrounds (Catholic, Spiritist, African and indigenous) and with a strong relationship with nature. This relationship can be seen, for example, in its sacred spaces that go beyond its temples, extend to the nature spaces (rivers, forests, waterfalls, beach, quarries, crossroads, cemeteries), which become an extension of their places of ritual practices. In a qualitative character, as data collection techniques the study used participant observation and interviews with leaders and supporters of three terreiros located in Curitiba. The choice of the researched terreiros occurred because one of them was among the oldest in Curitiba; another has female leadership; and, the third one, is directed by the current president of the Umbanda Federation of the State of Paraná. In the results obtained, we observed that the Umbanda is constitutively plural, diverse, and despite using materials, concepts and precepts from other religions, the religion built its own identity. The therapeutic action gives the regulars the opportunity to receive care for their problems, aims at treating diseases and other problems (financial and emotional, among others) through reception and listening, forming a sort of support network for those seeking help in the sacred space of this religion. Spiritual advice and blessing are usually intermediated by the mediums of the terreiro with their spiritual incorporated entities. These spiritual entities, when considered necessary, make use of medicinal plants and herbs aiming at the maintenance/cure of the individual's physical and spiritual health, having nature as the mobilizing force of religion, representing their divinities and safeguarding their beliefs. Keywords: Umbanda. Herbs and medicinal plants. Religious rituals. Public policy.-
Formato: dc.format100 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectUmbanda-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Título: dc.titleAvante, filhos de fé : a umbanda e suas práticas ritualísticas-
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