Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ruschmann, Carla Beatriz Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:20:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:20:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67766 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67766 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Carla Beatriz Franco Ruschmann | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso relata uma experiência docente em arte-educação, inclusão e diversidade com a utilização de bonecas(os) como material didático. O objetivo foi o de realizar uma prática docente trabalhando essa temática com crianças, através da utilização de bonecas(os) com características representativas, para aproximar o aluno de uma vivência capaz de incentivar um pensar e agir em relação às diferenças, promovendo a empatia com o próximo. Para a revisão teórica, buscou-se autores que defendem a educação para a compreensão humana, além de um levantamento de leis, declarações e convenções que versam sobre o assunto. Foram criadas bonecas(os) de pano artesanais com características fenotípicas, que dessem representatividade a alguns grupos e minorias, e elaborado um planejamento de aulas para aplicação prática em arte-educação no ensino não formal. A proposta educativa foi aplicada com crianças em idade entre 5 e 12 anos que frequentam o "Atelier de Artes Visuais" do Projeto de Extensão "Conhecendo e Vivenciando as Arte Visuais" da UFPR, na cidade de Matinhos-PR. Foi possível observar através dos discursos, atitudes e criações artísticas das crianças, que a proposta desenvolvida com a utilização de bonecas(os) inclusivas foi de grande auxílio para a abordagem de assuntos voltados ao respeito e aceitação das pluralidades através da visualização e aproximação das diferenças. | - |
Formato: dc.format | 28 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artesanato - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bonecas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Curso de Licenciatura em Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte infantil | - |
Título: dc.title | Relato de experiência : arte-educação, inclusão e diversidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: