As relações públicas no gerenciamento de comunicação de uma crise que ninguém esquece : o caso da Sarmaco

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Autor(es): dc.contributorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorGulin, Bruna Elise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67712-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Cláudia Irene de Quadros.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um estudo sobre como o profissional de Relações Públicas pode colaborar para uma gestão de crise eficaz nas organizações. Por meio de um estudo de caso, foi selecionada uma crise que sempre é relembrada pela mídia e pela opinião pública, para compreender como as relações públicas agem diante de determinadas situações. O case é o da Samarco, em que ocorreu o rompimento da barragem de rejeitos no ano de 2015 em Bento Rodrigues, distrito de Mariana. A análise foi feita no período de 05 de novembro de 2015 até 19 de setembro de 2018. Ao compreender que a comunicação de crise é uma das principais funções das relações públicas, este TCC reflete sobre as ações dessa empresa em uma sociedade com desafios contemporâneos. Entre pesquisadores que norteiam este trabalho, está o autor João José Forni (2013) - especialista em gerenciamento de crises no Brasil. A revisão bibliográfica e documental complementam os procedimentos metodológicos adotados nesta monografia que explora o estudo de caso da Samarco. Foi possível perceber que a crise em tela colocou em prática algumas ações de relações públicas para diminuir os estragos causados à imagem da Samarco. A crise vivenciada pela organização mostra que o público explora a memória dos meios digitais para lembrar sempre dessa tragédia que tirou a vida de brasileiros e destruiu parte da fauna e da flora de Minas Gerais e do Espírito Santo.-
Formato: dc.format67 p : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação empresarial - Administração-
Título: dc.titleAs relações públicas no gerenciamento de comunicação de uma crise que ninguém esquece : o caso da Sarmaco-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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