A criatividade musical de estudantes de bateria inseridos em um contexto interativo-reflexivo : um estudo de casos múltiplos

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Autor(es): dc.contributorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968--
Autor(es): dc.contributorAddessi, Anna Rita-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorPscheidt, Jean Felipe, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:24:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:24:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67680-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Anna Rita Addessi-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 18/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 227-234-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como se dá a criatividade musical de estudantes de bateria quando inseridos em um ambiente interativo-reflexivo. A interação reflexiva tem sido investigada sob o viés do projeto MIROR - Musical Interaction Relying on Reflexion - e pode ser entendida como um mecanismo de interação entre homem/máquina gerado a partir de um jogo de improvisação com base na imitação com variações (ADDESSI et al. 2017). Nesta pesquisa foram estudados dois tipos de interação, a interação humano/humano e humano/máquina. Considerando a potencialidade da interação reflexiva como um mecanismo capaz de gerar um diálogo musical criativo (ADDESSI, 2012, 2015b 2017), a hipótese testada nesta pesquisa foi de que a interação reflexiva tanto humano/humano quanto humano/máquina podem ser usadas como um recurso didático para o desenvolvimento da criatividade musical no contexto de aulas de bateria para crianças. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa com um delineamento de estudos de casos múltiplos com o uso de recursos da pesquisa quase-experimental. Um protocolo de coleta de dados foi desenvolvido e aplicado por meio de um processo de replicação. Foram selecionados três casos, estudantes de bateria com idade entre cinco a doze anos, para a coleta e análise de dados. Os resultados indicam que ambos os contextos interativos-reflexivos estudados estimularam um contexto musical criativo. As atividade de improvisação musical aplicadas com os alunos estimularam a vivência dinâmica dos componentes interativos-reflexivos como a troca de turno, a imitação com variações, pulso regular compartilhado e a corregulação. Desse modo, a improvisação musical com base nos componentes interativos-reflexivos estimulou nos alunos condutas musicais que favoreceram a criatividade musical como a exploração de novas ideias, sonoridades e formas de tocar, a curiosidade em compreender o exercício interativo-reflexivo, diferentes tipos de escuta musical (atenta, analítica, reflexiva, motora, intermodal), o jogo musical, a espontaneidade, foco no som, o compartilhamento de ideias musicais, a alteração da conduta ao considerar as respostas recebidas, o prazer ao tocar e a exploração do "eu musical" de cada um (ADDESSI, 2015). Essas condutas contribuíram para que os alunos se envolvessem em um fazer musical com base nos elementos do pensamento criativo como o pensamento convergente e divergente, flexibilidade, organização, fluência instrumental e originalidade musical. Considerando as especificidades de cada contexto interativo-reflexivo, a interação humano/humano demonstrou ser uma estratégia para estimular a criatividade musical por meio de exercícios que estimulam um fazer musical colaborativo e intersubjetivo (SCHIAVIO et al., 2019; MARSH; YOUNG, 2016; SEDDON, 2012; CROSS et al., 2012; ARNOLD, 2003) enquanto a interação no contexto humano/máquina proporcionou um tipo de exploração musical com base no interesse por descobrir a funcionalidade da máquina. Desse modo, a interação reflexiva foi investigada como uma ferramenta para promover diferentes possibilidades de realizar exercícios que estimulem a criatividade musical. Considerando o arcabouço teórico do paradigma da interação reflexiva, essa pesquisa trouxe uma perspectiva da interação humano/humano como um recurso a ser investigado no campo das pesquisas na área da cognição e educação musical com a finalidade de propor outras possibilidades para pensar o ensino de instrumento, a criatividade e a interação reflexiva. Palavras-chave: Criatividade. Interação Reflexiva. Bateria. Ensino de instrument musical. Crianças.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this research was to investigate how the musical creativity of drums students occurs when they are inserted in an interactive-reflexive environment. The reflexive interaction has been investigated under the bias of the project MIROR - Musical Interaction Relying on Reflexion - and can be understood as a mechanism of interaction between human/ machine generated from an improvisation play based on imitation with variations (ADDESSI et al 2017). In this research two types of interaction were studied, human/human and human/machine interaction. Considering the potential of reflexive interaction as a mechanism capable of generating a creative musical dialogue (ADDESSI, 2012, 2015b 2017), the hypothesis tested in this research was that reflexive interaction, both human/human and human/machine, can be used as a resource didactic for the development of musical creativity in the context of drums lessons for children. The methodology used was a qualitative approach with an design of multiple case studies with the use of quasi-experimental research resources. A data collection protocol was developed and applied through a replication process. Three cases were selected, drums students aged between five and twelve years, for data collection and analysis. The results indicate that both studied interactive-reflexive contexts stimulated a creative musical context. The musical improvisation activities applied with the students stimulated the dynamic experience of the interactive-reflexive components such as turn taking, imitation with variations, shared regular pulse and co-regulation. In this way, musical improvisation based on interactive-reflexive components stimulated students to conduct music that favored musical creativity such as exploring new ideas, sounds and ways of playing, curiosity in understanding interactive-reflexive exercise, different types of listening (attentive, analytical, reflective, motor, intermodal), the musical play, spontaneity, focus on sound, sharing of musical ideas, changing conduct when considering the responses received, the pleasure of playing and the exploration of "musical self" each one (ADDESSI, 2015). These conducts contributed for the students to become involved in a musical activity based on the elements of creative thinking such as convergent and divergent thinking, flexibility, organization, instrumental fluency and musical originality. Considering the specificities of each interactive-reflexive context, human/human interaction proved to be a strategy to stimulate musical creativity through exercises that stimulate a collaborative and intersubjective musical activity (SCHIAVIO et al., 2019; MARSH; YOUNG, 2016; SEDDON, 2012; CROSS et al., 2012; ARNOLD, 2003) while the interaction in the human/machine context provided a type of musical exploration based on the interest in discovering the functionality of the machine. Thus, reflexive interaction was investigated as a tool to promote different possibilities of performing exercises that stimulate musical creativity. Considering the theoretical framework of the reflexive interaction paradigm, this research brought a perspective of human/human interaction as a resource to be investigated in the field of research in the area of cognition and musical education in order to propose other possibilities for thinking about instrument teaching, creativity and reflexive interaction. Key-words: Creativity. Reflexive interaction . Drums. Musical instrument teaching. Children.-
Formato: dc.format265 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA criatividade musical de estudantes de bateria inseridos em um contexto interativo-reflexivo : um estudo de casos múltiplos-
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