Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jacinto, Paulo de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Peixoto, Amanda Gentil, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:32:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:32:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67678 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Paulo Jacinto, DSc | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 18/03/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 69-74 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Existe um consenso na literatura economica que Educacao e uma variavel chave para o progresso economico, tanto dos individuos como para as economias como um todo. Os estudos mostram que os professores exercem um papel fundamental no aprendizado dos alunos. No entanto, um aspecto pouco discutido na literatura sobre o tema no Brasil e a mobilidade dos professores entre as escolas, ou seja, a rotatividade docente e sua possivel relacao com o desempenho escolar desses alunos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo e suprir essa lacuna da literatura nacional e analisar a relacao entre a rotatividade docente com o desempenho das escolas de Ensino Fundamental da rede publica brasileira. A partir dos microdados do Censo Escolar para o periodo de 2008-2017 e dos modelos de efeitos fixos de alta dimensao e de um painel dinamico, atraves do modelo System Gmm, se faz uma analise da relacao entre rotatividade de professores e desempenho escolar. Os resultados mostram que a rotatividade docente tem um efeito negativo no desempenho escolar do 5o e 9o ano do Ensino Fundamental para as provas de Matematica e Lingua Portuguesa no Brasil. Palavras-chaves: Rotatividade Docente. Desempenho Escolar. Economia da Educacao. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: There is a consensus in the economic literature that Education is a key variable for economic progress, both for individuals and for the economy as a whole. Studies show that teachers play a key role in student learning. However, an aspect little discussed in the literature on the subject in Brazil is the mobility of teachers between schools, that is, teacher turnover and its possible relationship with the school performance of these students. In this sense, the objective of this study is to fill this gap in the national literature and to analyze the relationship between teacher turnover and the performance of elementary schools in the Brazilian public system. From the microdata of the School Census for the period 2008-2017, the high-dimensional fixed-effect models and a dynamic panel estimation by the System Gmm model, makes a analysis of the relationship between teacher turnover and school performance. The results show that teacher turnover negatively impacts school performance in the 5th and 9th grade of elementary school for Math and Portuguese tests in Brazil. Key-words: Teacher Turnover. School Performance. Economics of Education | - |
Formato: dc.format | 102 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crescimento e Desenvolvimento Econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade de mão-de-obra | - |
Título: dc.title | Rotatividade docente e desempenho escolar no Brasil : um análise para o período de 2008-2017 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: