O recreio escolar como uma experiência de lazer da criança : entre o dito e o não-dito, o brincar e o trabalhar em uma escola pública de Curitiba/PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRechia, Simone, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Sabrina Monique Bora de, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:25:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:25:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67675-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra Simone Aparecida Rechia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 199-206-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa objetivou analisar como atores de uma escola da rede municipal de ensino público de Curitiba compreendem o tempo/espaço do recreio escolar. Nesta direção, considerou os seguintes objetivos específicos: identificar como atores da gestão escolar e os documentos que norteiam o funcionamento de uma escola da rede municipal de ensino público de Curitiba compreendem o lazer, o recreio e os espaços escolares; compreender a infraestrutura, planejamento e organização do tempo/espaço do recreio; observar como as crianças se apropriam do tempo/espaço do recreio; refletir junto às crianças como consideram o tempo/espaço do recreio. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, realizado por meio de um estudo de caso sobre as "maneiras de fazer" do recreio de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino público de Curitiba. Para a compreensão das maneiras de fazer e viver o recreio escolar investigado, mobilizou-se, nas análises, conceitos elaborados por Michel de Certeau (1998). Utilizou como instrumentos e procedimentos metodológicos para produção dos dados: análise de documentos, entrevistas semi-estruturadas, observação participante com diário de campo e rodas de conversas. Os participantes desta pesquisa foram integrantes da equipe diretiva (2), pedagógica (2) e de auxiliares de serviços escolares (4), uma professora e dezesseis crianças. Indiretamente, outros sujeitos do universo escolar investigado também participaram deste estudo em observações e diálogos estabelecidos durante a pesquisa de campo. A análise e interpretação dos dados consistiu na triangulação das informações obtidas pelos diferentes procedimentos metodológicos utilizados. O estudou permitiu visualizar que os temas problematizados nesta pesquisa ainda se encontram na condição de "não-ditos" em documentos que subsidiam a seleção dos conhecimentos e a organização do funcionamento escolar no município de Curitiba-PR. Diante disso, as orientações direcionadas a organização e planejamento do tempo/espaço do recreio na escola de ensino fundamental são incipientes nestes documentos. O mapeamento dos espaços ofertados na escola mostrou que estes ainda seguem um padrão estrutural que instaura barreiras para as experiências lúdicas das crianças. No entanto, as contribuições decorrentes das ações realizadas pela escola em parceria com as crianças, por meio de um projeto de intervenção direcionado ao tempo/espaço do recreio, ampliam as experiências que podem ser vividas. Concluiu-se que, frente as limitações estruturais e financeiras da escola, tanto os funcionários quanto as crianças vivem o cotidiano do recreio escolar flutuando entre "táticas" e "estratégias" para subverter os obstáculos de diversas naturezas encontrados na apropriação ou organização do tempo/espaço do recreio escolar. Palavras-chave: Lazer. Espaço. Escola. Recreio Escolar. Táticas. Estratégias.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aimed to analyze how actors in a public school in Curitiba understand the time / space of school break. In this sense, it was considered the following specific objectives: identifying how school staff and the documents that guide the functioning of a school in the municipal public education system of Curitiba comprise leisure, school break and school spaces; understanding the infrastructure, planning and organization of school break time / space; observing how children appropriate the time / space of the school break ; reflecting with the children how they consider the time / space of the school break. This is descriptive research with a qualitative approach, carried out through a case study on the "ways of doing" the school break of a primary school in the municipal public education system in Curitiba. In order to understand the ways of doing and living the investigated school break, it was mobilized concepts developed by Michel de Certeau (1998) in the analyzes. This research used: document analysis, semi-structured interviews, participant observation with field diary and conversation circles as methodological tools and procedures for data gathering. The participants in this research were members of the management staff (2), the pedagogical staff (2) and school service assistants (4), one teacher and sixteen children. Indirectly, other actors from the investigated school universe also participated in this study in observations and dialogues established during the field research. Data analysis and interpretation consisted of the triangulation of the information obtained by the different methodological procedures used. This study allowed us to see that the themes problematized in this research are still "unspoken" in documents that support the selection of knowledge and the organization of school functioning in the city of Curitiba-PR. It means that orientations directed to the organization and planning of the time / space of the school break in the elementary school are incipient in those documents. The mapping of the spaces offered at the school showed that they still follow a structural pattern that establishes barriers to the children's playful experiences. However, the contributions resulting from the actions carried out by the school in partnership with the children, through an intervention project targeted at the time / space of the school break, expanding the experiences that can be lived in the school break. It was concluded that, in view of the structural and financial limitations of the school, both the employees and the children live the daily school break, fluctuating between "tactics" and "strategies" to subvert the obstacles of different natures found in the appropriation or organization of time / space of the school break. Keywords: Leisure. Space. School. School Break. Tactics. Strategies-
Formato: dc.format228 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCriancas - Recreação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO recreio escolar como uma experiência de lazer da criança : entre o dito e o não-dito, o brincar e o trabalhar em uma escola pública de Curitiba/PR-
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