O eu e o outro : o processo de concessão de voz em Coração, Cabeça e Estômago, de Camilo Castelo Branco e A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro

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Autor(es): dc.contributorNery, Antonio Augusto, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorRoloff, Aion, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67596-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Augusto Nery-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 06/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 86- 89-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literários-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho busca propor uma análise comparada entre as obras Coração, Cabeça e Estômago, de Camilo Castelo Branco (1825-1890) e A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) procurando compreender como ocorre o processo narrativo de concessão de voz no qual o narrador principal, o Eu, concede voz a outro personagem, o Outro, e quais as implicações disso para a interpretação de ambas as narrativas. Em um polo de análise temos o texto de Camilo, oriundo do romantismo português, que apresenta a relação de Silvestre (o Eu) - homem moderno e burguês - que concede a voz a Marcolina (o Outro), uma fora do lugar na sociedade, que só tem espaço de fala por conta de Silvestre. Em outro polo temos a obra de Sá-Carneiro, texto representativo do modernismo luso, contando a história de Lúcio (o Eu), que escreve uma confissão, para provar sua inocência, e concede a voz a um amigo, Ricardo (o Outro), o qual também faz confissões. Por fim, ao considerar esses textos, de estéticas e contextos históricos de publicação distintos, objetivamos entender como se concretiza o processo de concessão de voz por parte do narrador principal e de que forma isso atua na compreensão/análise dos textos literários. Palavras-chave: Eu x Outro, Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Alteridade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work aims to propose a comparative analysis between the works Heart, Head and Stomach, by Camilo Castelo Branco (1825-1890) and Lúcio's Confession, by Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), seeking to understand how the narrative process of granting voice occurs, in which the main narrator, the I, grants voice to another character, the Other, and what the implications of this are for the interpretation of both narratives. In a pole of analysis we have Camilo's text, originating from Portuguese romanticism, which presents the relationship of Silvestre (the Self) - a modern and bourgeois man - who grants voice to Marcolina (the Other), one out of place in society, who only has speaking space thanks to Silvestre. In another pole we have Sá-Carneiro's work, a text representative of Portuguese modernism, telling the story of Lúcio (the I), who writes a confession to prove his innocence, and grants voice to a friend, Ricardo (the Other), who also makes confessions. Finally, by considering these texts, from distinct aesthetic and historical publishing contexts, we aim to understand how the process of granting voice by the main narrator is materialized and how this acts in the understanding/analysis of literary texts. Keywords: I x Other, Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Otherness-
Formato: dc.format89 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCastelo Branco, Camilo, 1825-1890 - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectSá-Carneiro, Mário de, 1890-1916 - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura portuguesa - História e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleO eu e o outro : o processo de concessão de voz em Coração, Cabeça e Estômago, de Camilo Castelo Branco e A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro-
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