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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nery, Antonio Augusto, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Bittencourt, Andrea | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67568 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67568 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Antonio Augusto Nery | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/02/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 88-91 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Literários | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Marcada pelo lema da Revolução Francesa (1789), a burguesia surgiu como uma classe intermediária entre a monarquia/aristocracia e o proletariado, principalmente em Inglaterra e França, tendo o capitalismo como seu fio condutor. Em Portugal, o reflexo dessa nova classe foi sentido tardiamente, como resultado da invasão napoleônica e da proteção inglesa, em um período caracterizado pela "fuga" da monarquia portuguesa para sua principal colônia, o Brasil. Tomando como ponto de referência a Literatura Portuguesa do fim do século XIX, Eça de Queirós (1845- 1900) figura como um dos críticos dessa sociedade, sendo ele próprio fruto desse ambiente, caracterizando, assim, com propriedade a burguesia lisboeta do período. Do universo de sua produção jornalística e literária, tomam-se como base para análise nesta dissertação três de suas obras, nas quais explicita suas considerações: As farpas (1871-1872), O primo Basílio (1878) e Os Maias (1888). Tem-se, como objetivo geral, analisar as reverberações da compreensão inicial de Eça referente ao papel e à educação da mulher na sociedade burguesa portuguesa, presente n'As farpas, em obras literárias posteriores nas quais a personagem feminina possui lugar importante, a saber, O primo Basílio e Os Maias. Para tanto, é preciso também descrever o contexto histórico da burguesia do século XIX, de modo a caracterizar a ascendência recebida pela burguesia portuguesa. No tocante à análise literária especificamente, busca-se identificar a ideia inicial de Eça sobre o papel da mulher na sociedade e no casamento, assim como sua educação e sexualidade, no contexto da sociedade burguesa portuguesa, por meio de textos jornalísticos específicos de As farpas. Esse passo é fundamental para apresentar a transformação ou permanência da visão de Eça sobre a mulher e os aspectos de seu universo selecionados, mediante a interpretação de personagens femininas de duas obras literárias (O primo Basílio e Os Maias), além de construir a caracterização de outros tipos de mulher que circundam a dona de casa burguesa, com base nas obras referidas. Interessa destacar dois aspectos importantes que norteiam este estudo. Em relação a As farpas, sabendo-se que as crônicas foram escritas a quatro mãos com Ramalho Ortigão (1836-1915) entre 1871 e 1872, toma-se como base de estudo a compilação coordenada por Maria Filomena Mónica, de 2013. Por sua vez, referente a O primo Basílio e Os Maias, a análise debruça-se, em maior grau, sobre seis personagens específicas: Luísa, Leopoldina e Juliana e Maria Eduarda Runa, Maria Monforte e Maria Eduarda, respectivamente, que exemplificam os diversos tipos femininos existentes na sociedade em foco, com o intuito de auxiliar no desenho desta e suas características, compondo, em última análise, o retrato da burguesia lisboeta tradicional feito pelo autor. Palavras-chave: Eça de Queirós. Mulher burguesa. As farpas. O primo Basílio. Os Maias. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Marked by the motto of the French Revolution (1789), the bourgeoisie emerged as an intermediate class between the monarchy/aristocracy and the proletariat, mainly in England and France, with capitalism as its guiding thread. In Portugal, the reflection of this new class was felt late, as result from the Napoleonic invasion and English protection, in a period characterized by the "flight" of the Portuguese monarchy to its main colony, Brazil. Taking Portuguese Literature from the end of the 19th century as a point of reference, Eça de Queirós (1845-1900) figures as one of the critics of this society, being himself the result of this environment, thus characterizing, with propriety, the Lisbon bourgeoisie of the period. From the universe of his journalistic and literary production, three of his works are taken as basis for analysis in this dissertation, in which he explains his considerations: As farpas (1871- 1872), O primo Basílio (1878) and Os Maias (1888). The general objective is to analyze the reverberations of Eça's initial understanding of the role and education of women in Portuguese bourgeois society, present in As farpas, in later literary works in which the female character has an important place, such as in O primo Basílio and Os Maias. To do so, it is also necessary to describe the historical context of the 19th century bourgeoisie, in order to characterize the ascendancy of the Portuguese bourgeoisie. With regard to literary analysis specifically, we seek to identify Eça's initial idea about the role of women in society and marriage, as well as their education and sexuality, in the context of Portuguese bourgeois society, through specific journalistic texts from As farpas. This step is essential to present the transformation or permanence of Eça's vision of women and selected aspects of their universe, through the interpretation of female characters from two literary works (O primo Basílio and Os Maias), in addition to building the characterization of other types of women that surround the bourgeois housewife, based on the works mentioned. It is interesting to highlight two important aspects that guide this study. Regarding As farpas, knowing that the chronicles were written by four hands with Ramalho Ortigão (1836-1915) between 1871 and 1872, the compilation coordinated by Maria Filomena Mónica, from 2013, is taken as the study base. Referring to O primo Basílio and Os Maias, the analysis focuses, to a greater degree, on six specific characters: Luísa, Leopoldina and Juliana, and Maria Eduarda Runa, Maria Monforte and Maria Eduarda, respectively, which exemplify the different female types existing in the society in focus, in order to assist in the design of this and its characteristics, composing, in the last analysis, the portrait of the traditional Lisbon bourgeoisie made by the author. Keywords: Eça de Queirós. Bourgeois woman. As farpas. O primo Basílio. Os Maias. | - |
Formato: dc.format | 96 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queiroz, Eça de, 1845-1900 - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura portuguesa - História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classe media - História - Séc. XIX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | "Farpas" sobre a mulher burguesa e outras mulheres em "Episódios da vida doméstica e romântica", de Eça de Queirós | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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