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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Helen Abdom, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:25:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:25:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67565 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valéria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 93-103 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A educação ambiental traz em seu histórico marcos importantes relacionados ao ensino e às práticas educativas. Nesse contexto, é concebida para além das ações relativas ao meio ambiente, sendo entendida como uma mudança dos sujeitos em aspectos sociais, ecológicos, políticos, éticos, econômicos de forma dinâmica e em permanente transformação. A presente dissertação teve por objetivo investigar as potencialidades da pedagogia waldorf para a formação do sujeito ecológico com base nos princípios da educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica. Para tanto, foram apresentados os principais conceitos da fenomenologia de Johann Wolfgang von Goethe, Rudolf Steiner e Maurice Merleau-Ponty correlacionando com os princípios da educação ambiental. A partir das práticas etnográficas de autores como Sarah Pink e Tim Ingold, investigou-se a experiência estética na primeira infância a partir da nossa relação do ser~estar no mundo. A pesquisa foi desenvolvida em um jardim waldorf da cidade de Curitiba-PR e teve como participantes, crianças de quatro a seis anos de idade. A coleta foi realizada no segundo semestre de 2018 e no primeiro semestre de 2019 com um grupo de 21 crianças observadas durante o período de aproximadamente sete meses. Considerando a pedagogia waldorf como metodologia de ensino, procuramos encontrar quais foram as respostas afetivas e sensoriais das crianças que estudam dentro dessa perspectiva, entendendo a infância como um período de desenvolvimento humano importante para a formação de valores e princípios na relação com a natureza. Os resultados foram descritos por meio de narrativas com o propósito de destacar as respostas corporais encontradas para, a partir disso, serem analisados. Com base nos três tópicos de interesse da dissertação, a educação ambiental, a fenomenologia e a pedagogia waldorf, foram discutidos três aspectos que emergiram a partir desta análise: as afetividades, o corpo e movimento e o potencial imaginativo com os seres vivos e não vivos. Esses aspectos são contribuições da pedagogia waldorf para a formação do sujeito ecológico. Conclui-se que a pedagogia waldorf pode ser um caminho de criação, experiências, imaginação, movimento e estética devido a sua concepção holística e em profundo contato com a natureza. No entanto, apresenta algumas limitações em relação a outros princípios da educação ambiental, como o respeito a todas as crenças e culturas já que privilegia o cristianismo e outros elementos advindos do modelo europeu. Palavras-chave: Fenomenologia. Antroposofia. Meio ambiente. Etnografia. Experiência estética. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Environmental education has in its history important milestones related to teaching and educational practices. In this context, it is conceived in addition to actions related to the environment, being understood as a change of subjects in social, ecological, political, ethical, economic aspects in a dynamic way and in permanent transformation. This dissertation aimed to investigate the potential of Waldorf pedagogy for the formation of the ecological subject based on the principles of environmental education in an ecocentric perspective. For that, the main concepts of the phenomenology of Johann Wolfgang von Goethe, Rudolf Steiner and Maurice Merleau-Ponty were presented, correlating with the principles of environmental education. From the ethnographic practices of authors like Sarah Pink and Tim Ingold, the aesthetic experience in early childhood was investigated from our relationship of being in the world. The research was developed in a waldorf garden in the city of Curitiba-PR and had as participants children from four to six years old. The collection was carried out in the second semester of 2018 and in the first semester of 2019 with a group of 21 children observed during the period of approximately seven months. Considering Waldorf pedagogy as a teaching methodology, we seek to find out what were the affective and sensory responses of children who study within this perspective, understanding childhood as a period of human development important for the formation of values and principles in relation to nature. The results were described through narratives with the purpose of highlighting the bodily responses found to, from that, be analyzed. Based on the three topics of interest in the dissertation, environmental education, phenomenology and Waldorf pedagogy, three aspects that emerged from this analysis were discussed: affectivity, body and movement and imaginative potential with living and non-living beings. These aspects are contributions of Waldorf pedagogy to the formation of the ecological subject. It is concluded that Waldorf pedagogy can be a path of creation, experiences, imagination, movement and aesthetics due to its holistic conception and in deep contact with nature. However, it has some limitations in relation to other principles of environmental education, such as respect for all beliefs and cultures since it privileges Christianity and other elements arising from the European model. Keywords: Phenomenology. Anthroposophy. Environment. Ethnography. Aesthetic experience. | - |
Formato: dc.format | 133 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jardim de infância - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A educação ambiental sob a visão de mundo da pedagogia Waldorf no jardim de infância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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