O efeito do IFDM da educação no desempenho da reeleição para prefeito no estado do Paraná em 2012

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Autor(es): dc.contributorVieira, José Guilherme Silva, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorTristão, Leonardo Kawakami, 1985--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67561-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Guilherme Silva Vieira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 24/05/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 35-39-
Descrição: dc.descriptionResumo: O debate sobre a eficácia dos sistemas eleitorais nas democracias tem sido aflorado com o surgimento de uma onda de resultados polêmicos nos últimos anos. O estudo da tomada de decisão dos eleitores, sob uma perspectiva econômica, surge nos anos 1940 através da teoria da Escolha Pública, que se propõe a analisar as questões oriundas da Ciência Política, através das ferramentas desenvolvidas na Ciência Econômica. Já na década de 1970 a teoria dos ciclos políticos, propõe uma análise econômica do comportamento dos políticos em resposta aos processos eleitorais. Mais recentemente, utilizando os modelos desenvolvidos em ambas as áreas ao longo das últimas décadas, diversas pesquisas se propuseram a validar a racionalidade do eleitor, comparando o desempenho dos "policy makers" enquanto governo e resultados eleitorais. Esse presente estudo pretende seguir essa linha ao comparar o desempenho das administrações municipais no Estado do Paraná, especificamente na área de educação, e o respectivo comportamento do eleitorado perante tal desempenho. Foram utilizados como dados para mesurar o desempenho das administrações municipais o Índice Firjan de desenvolvimento municipal e os dados referentes aos resultados eleitorais municipais do Estado do Paraná, disponíveis no sítio do Tribunal Superior Eleitoral. O resultado da estratégia de estimação utilizada, aponta para a inexistência de uma relação entre o Índice Firjan de educação e a probabilidade de reeleição, nas eleições municipais de 2012 no Estado do Paraná. Palavras-chave: educação; eleições; ciclos políticos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The debate about the efficiency of the electoral systems in democracies has emerged recently in face of polemics results in the latest years. The study concerning the voter's decision making, under an economic perspective, appears in the 40s through the Public Choice Theory appearing, proposing to analyze the subjects of political science trough the tool developed in Economics. In the 70s, the politic cycles theory, discuss the policy makers behavior in response to the electoral process. Most recently, using the models developed in those fields, in the latest decades, several studies are proposing to validate the voter's rationality, comparing the policy makers performance and the electoral results. The present study pretends to follow this line of studies by comparing the performance of municipal level administration on Paraná State, specifically in the education area, and the respective electoral behavior towards those performances. The data utilized by this study to measure the municipal performances was the Municipal Development Index by Firjan, and the electoral results were obtained in the Supreme Electoral Court website. The out come of the estimation strategy utilized, implies to the inexistence of a relation between the Firjan educational index and the mayors reelection probability on the 2012 Paraná municipalities election. Palavras-chave: education; election; political cicles.-
Formato: dc.format115 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Palavras-chave: dc.subjectEleições-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômico-
Título: dc.titleO efeito do IFDM da educação no desempenho da reeleição para prefeito no estado do Paraná em 2012-
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