Resoluções de problemas de fração de crianças do 3. ano do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorAgranionih, Neila Tonin, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mayara Poyer da, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67526-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Neila Tonin Agranionih-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 25/04/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.137-141-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar conhecimentos que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental do município de Curitiba revelam saber sobre frações. Para tal, buscamos identificar quais esquemas que as crianças de um 3º ano utilizam na resolução de problemas. Verificamos o que sabem sobre conceitos de fração previstos pelo currículo para serem abordados nos anos anteriores de escolarização (metade, terça parte) e identificamos elementos a serem considerados no processo de ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, aplicamos no formato de entrevista clínica uma ficha composta por 6 problemas envolvendo o conceito de fração, que foram respondidas individualmente por 5 alunos do 3º ano de uma escola municipal de Curitiba - PR. A partir dos dados, concluímos que dentre os esquemas identificados, o esquema de distribuição, o esquema de partição e o esquema de metade foram os mais utilizados pelos alunos entrevistados. Em todas as resoluções, em que utilizaram o esquema de distribuição, os alunos alcançaram algum êxito em sua solução. Já o esquema de partição predominou em casos onde o problema já previa o número de partes que o todo deveria ser dividido e o esquema de metade, apesar de utilizado por alguns alunos ao longo das resoluções, em muitos casos não foi corretamente aplicado, tendo em vista que, em alguns casos, os alunos utilizaram palavras como "metade" e "meio" sem de fato compreender o conceito envolvido. O esquema de unidade, o esquema relacional e o esquema de equivalência foram observados em menos resoluções ou, como no caso do esquema de unidade, promoveram o erro da questão ou se constituíram como um obstáculo na resolução do problema. Os dados evidenciaram também que, provavelmente, os alunos não tenham sido formalmente apresentados aos conceitos de metade e terça parte, conforme previsto no currículo, ou, se apresentados, não se apropriaram desses conceitos. Identificamos que situações que promovam os esquemas de distribuição e partição são interessantes para introduzir o conceito de fração, tendo em vista que esses esquemas são os mais utilizados pelos alunos. Porém, observamos também a necessidade de serem trabalhadas situações que possibilitem o uso de esquemas que ainda não são familiares aos alunos. Além disso, os elementos analisados indicam a necessidade de apresentar aos alunos os números fracionários abordando todos os seus significados: parte-todo, divisão, número, operador multiplicativo e medida. Palavras-chave: Aprendizagem da matemática. Teoria dos Campos Conceituais. Frações.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this dissertation was to investigate the knowledge that children of a 3rd year of elementary school in the city of Curitiba reveal knowledge about fractions. In order to do this, we try to identify which schemes that the children of a 3rd year use in solving problems, verify what they know about fraction concepts foreseen by the curriculum to be addressed in the previous years of schooling (half, third part) and identify elements to be considered in the process of teaching fractions in the initial years of Elementary School. For this purpose, we applied, in the format of clinical interview, a card composed of 6 problems involving the concept of fraction, which were answered individually by 5 students of the 3rd year of a municipal school in Curitiba - PR. From the data, we conclude that among the schemas identified, the distribution scheme, the partition scheme and the half scheme were the most used by the students interviewed. In all the resolutions in which they used the distribution scheme, the students achieved some success in their solution. Already the partition scheme prevailed in cases where the problem already predicted the number of parts that the whole should be divided and the scheme of half, although used by some students throughout the resolutions, in many cases was not correctly applied, taking into account since in some cases students used words such as "half" and "middle" without actually understanding the concept involved. The whole number scheme, the relational scheme, and the equivalence scheme were observed in fewer resolutions or, as in the case of the whole number scheme, either promoted the error of the question or constituted an obstacle in solving the problem. The data also showed that students were probably not formally introduced to the concepts of one-half and onethird as provided in the curriculum or, if presented, did not appropriate those concepts. We identify that situations that promote the distribution and partition schemes are interesting to introduce the concept of fraction, considering that these schemes are the most used by the students. However, we also observe the need to work on situations that allow the use of schemes that are not yet familiar to students. In addition, the analyzed elements indicate the need to present to the students the fractional numbers addressing all their meanings: part-whole, division, number, multiplicative operator and measure. Keywords: Mathematics learning. Conceptual Field Theory. Fractions.-
Formato: dc.format141 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFrações-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleResoluções de problemas de fração de crianças do 3. ano do ensino fundamental-
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