
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Carlos, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Skroch, Jéssica Brasil | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67482 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67482 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : José Carlos Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente documento monográfico propõe um embasamento teórico e reflexivo para o projeto do site jornalístico Mulheres da Vila, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. O produto se propõe a apresentar perfis multimídias de mulheres que são protagonistas de lutas sociais e políticas em defesa das demandas de suas comunidades vulneráveis na cidade de Curitiba. Para a realização desse trabalho, a pesquisa teórica buscou identificar os espaços e os papeis sociais destinados à mulher ao longo da história, principalmente em relação ao espaço público e a posições de poder. A partir disso, foram traçados alguns trajetos dos primeiros espaços públicos ocupados pelas mulheres e de que forma essas atuações se relacionam com os projetos sociais desempenhados pelas perfiladas. Ainda, destacam-se alguns marcos históricos da participação feminina em movimentos sociais no Brasil. Por fim, apresenta-se o processo socio-político de feminização do poder, no qual a mulher em condições de subalternidade passa a desempenhar uma ação pública importante como liderança comunitária, ou como a "mulher de favela", constructo teórico que dá origem ao título desse trabalho. Esse documento também conta com referências teóricas sobre jornalismo cidadão, jornalismo de resistência, jornalismo literário e webjornalismo. O site está disponível em mulheresdavila.com | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas multimidia | - |
| Título: dc.title | Mulheres da Vila : Um site jornalístico sobre as histórias de mulheres líderes em comunidades vulneráveis de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: