O herói fora da lei : os arquétipos de Jair nas fanpages do clã Bolsonaro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimentel, Pedro Chapaval, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorMachado, Vitor Matheus Beira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67479-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Pedro Chapaval Pimentel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A comunicação eleitoral muda em algum sentido a cada pleito, grande parte devido à adoção de mídias e tecnologias diversas. O uso extensivo de redes sociais digitais possibilitou o desenvolvimento de uma arena heterodoxa de debates públicos cada vez mais comum no dia a dia dos indivíduos. Como resultado, a política passou a ser a de disputas pela imposição de imagens em um ambiente caracterizado pelo espetáculo político. Pesquisadores têm explorado diversas características nessas disputas, mas até o momento estudos que tratam da relação de arquétipos e campanhas políticas ainda são relativamente escaços. O presente busca auxiliar nesta questão ao realizar uma análise de conteúdo de como o candidato à presidência da República foi retratado pelos membros eleitos da família Bolsonaro (Flávio, Carlos e Eduardo) e ele próprio durante o período eleitoral. O aparato teórico que fundamentou a análise de conteúdo foi amparado na teoria dos arquétipos do inconsciente coletivo (MARK; PEARSON, 2003). Não obstante, também são discutidas as novas dinâmicas da comunicação eleitoral e como o profissional de Relações Públicas se insere nelas. Através deste trabalho, foi possível observar esta nova dinâmica, pautada pelo uso extensivo das redes sociais digitais e da comunicação integrada dos membros do Clã Bolsonaro, que, a primeiro olhar, pode parecer simplista, mas compõe uma forte estratégia de comunicação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - Aspectos políticos-
Título: dc.titleO herói fora da lei : os arquétipos de Jair nas fanpages do clã Bolsonaro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.