
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Newton, Virgínia Lemos Leal, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Marrez, Matheus Chaves Nakad | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67460 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67460 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Virgínia Lemos Leal Newton | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os jogos eletrônicos provaram ser um dos meios de comunicação mais significativos, uma indústria que cresce a cada ano e que já superou até mesmo o Cinema. O principal motivo para sua adesão em larga escala se dá pela principal particularidade que possui: a interatividade. Os games promovem uma interação direta por parte de seu público, auxiliando na captação da mensagem que o jogo quer passar. Não demorou muito para perceberem este potencial e, dessa maneira, se apropriarem dos jogos eletrônicos como ferramenta de marketing, dando origem ao advergame. O termo, sendo uma fusão de advertise e game, implica em uma estratégia de Marketing que utiliza os jogos como meio de comunicar uma ideia ou divulgar uma marca. Por mais que o advergame não seja recente, tendo seu início ainda na época do Atari no final da década de 1970, pode-se dizer que ainda é um campo a ser explorado e estudado dentro da área da comunicação. Somente nas gerações atuais de consoles que o advergame está conseguindo efetivar com êxito suas campanhas dentro dos games, utilizando-se dos principais elementos desta mídia para garantir a atenção do consumidor. Este trabalho tem como principal objetivo analisar o atual cenário publicitário, os games e advergames, estudar os processos para o êxito desta ferramenta de marketing e demonstrar sua relevância dentro do campo da comunicação. Por fim, será proposto algumas ideias para a criação de um advergame de acordo com as novas tendências publicitárias, usando uma marca e jogo fictícios para exemplificar a inclusão das propostas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Sobre games e advergames e a criação do Advergame for time basketball | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: