
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Quadros, Cláudia Irene de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Paz, Gabriele Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67457 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67457 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Claudia Irene de Quadros | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa busca encontrar caminhos possíveis para o trabalho conjunto do Relações Públicas e do Psicólogo nas organizações. Partimos das aproximações de cada profissão para compreender benefícios para os funcionários de uma organização. Para tanto, procuramos analisar uma área específica de atuação do Relações Públicas e do Psicólogo: a Comunicação Interna e a Psicologia Organizacional, respectivamente. Na Comunicação Interna o Relações Públicas atua para evitar problemas de comunicação, promover o bem-estar dos funcionários e melhorar o clima organizacional. E o Psicólogo Organizacional busca o bem-estar dos empregados ao estudar as relações e as manifestações existentes no ambiente laboral. Para compreender as aproximações, foi necessário estudar teóricos (KUNSCH, 2003; ANDRADE, 1989;) que trazem reflexões acerca da colaboração das Relações Públicas com outros subsistemas da organização. Pesquisadores específicos de cada uma das áreas, como (CURVELLO, 2012; SCHEIN 1982; ZANELLI; BASTOS; BORGES– ANDRADE, 2004), também foram utilizados como base teórica para alcançar os objetivos deste TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Acreditamos que os conhecimentos específicos de cada um desses profissionais podem certificar e/ou complementar as ações do outro, visto que muitas vezes esses profissionais exercem funções para as quais não foram completamente preparados. O objetivo geral deste trabalho é identificar os pontos de convergência entre as áreas da Comunicação Interna e da Psicologia Organizacional, e, assim, mostrar por que os profissionais dessas áreas podem atuar de forma conjunta. Logo, a questão problema deste TCC é a seguinte: Quais são as relações, semelhanças e contribuições existentes entre o trabalho do Relações Públicas na Comunicação Interna e a Psicologia Organizacional? Por meio de uma revisão bibliográfica sobre ambos os temas e seus subtemas buscamos a relação de ambas as áreas, além de analisar matrizes curriculares dos cursos de Psicologia e Relações Públicas da UFPR e da PUCPR. Também realizamos entrevistas com Relações Públicas e Psicólogos do meio acadêmico para refletir sobre a ação conjunta por meio de experiências reais. O conceito de análise de conteúdo (Bardin, 2011) foi utilizado para estudar os depoimentos coletados nas referidas entrevistas. Dos resultados encontrados, destacam-se as poucas oportunidades para troca de conhecimentos entre as áreas na graduação, como as áreas podem contribuir mutuamente uma à outra e quais as semelhanças entre ambas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | A interação do trabalho do relações públicas e do psicólogo organizacional : possibilidades para a comunicação interna | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: