Dos Mitos ao "Mito" : um estudo sobre o conceito de mito político na era da comunicação digital a partir da campanha presidencial de Jair Bolsonaro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrudencio, Kelly Cristina de Souza, 1973--
Autor(es): dc.contributorLiesen, Mauricio, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorNamise, Daniel Kei, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:34:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:34:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67452-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Kelly Cristina de Souza Prudêncio-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Mauricio Liesen-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Durante as eleições de 2018, viu-se candidatos aos mais variados cargos utilizarem plataformas digitais e as redes sociais para expandir o seu alcance e eleitorado. Um dos mais beneficiados por essa nova estratégia foi o vencedor da corrida presidencial, Jair Bolsonaro, que ao invés de participar dos debates televisionados, optou por realizar lives em suas redes sociais. Seu eleitorado o apelidou de "mito", mas o que isso significa? Na Ciência Política o conceito de mito é frequentemente utilizado para se referir a discursos ou promessas falsas. Em outras palavras, seria sinônimo de uma fabulação a ser revelada pelo pesquisador. O objetivo deste trabalho de abordagem histórico-conceitual e especulativa é discutir o conceito de mito para o campo da Comunicação Política em um cenário marcado pelo uso intensivo das plataformas digitais de informação e comunicação. Para isso, analisa-se a pertinência desse conceito na campanha midiática de Jair Bolsonaro a partir de notícias de jornais, tweets e páginas de Facebook. Esse trabalho parte da hipótese que a apelidação do parlamentar não se adequa ao conceito de mitologia política, porém foi adotado por ele como uma forma de marketing eleitoral. Como conclusão, observa-se que a alcunha "mito" se aproxima de uma tática digital de angariar notoriedade chamada de trollagem, um termo reelaborado dentro da Comunicação Política contemporânea como uma nova forma de estratégia política e eleitoral.-
Formato: dc.format82 p : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - Aspectos políticos-
Título: dc.titleDos Mitos ao "Mito" : um estudo sobre o conceito de mito político na era da comunicação digital a partir da campanha presidencial de Jair Bolsonaro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.