
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maia, Luiz Paulo, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Remes, Bruna Luisa Buratto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67372 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67372 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Luiz Paulo Maia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O lugar da mulher é onde ela quiser. A participação feminina no mercado de trabalho é uma conquista dos movimentos feministas, mas que enfrenta resistência de ideais patriarcais presentes na sociedade brasileira, criados a partir da justificativa de que cada indivíduo desempenha um papel social conforme seu sexo. Com o objetivo de inspirar a reflexão e o debate acerca das relações de gênero, cumprindo a função social do Jornalismo a fim de ampliar o ambiente de fala das minorias e promover a igualdade de direitos, este trabalho aborda o ingresso das primeiras mulheres na Polícia Militar do Paraná (PMPR) como uma quebra de paradigmas. Este referencial teórico é complementado pela web reportagem "As pioneiras" (disponível em www.aspioneiras.wordpress.com), produto jornalístico caracterizado pelo uso de recursos multimídia no formato texto longform que trata, de maneira aprofundada, das vivências de cinco policiais da Companhia de Polícia Feminina, dentro do período de 1977 a 1994 | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
| Título: dc.title | As pioneiras : Web reportagem sobre a vivência das mulheres militares dentro da Companhia de Polícia feminina do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: