Semeando a igualdade de gênero na Escola Itinerante Caminhos do Saber : uma relação entre movimento social e educação

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Autor(es): dc.contributorSchwendler, Sonia Fátima, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorVieira, Catarina Rielli, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:21:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:21:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67231-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sônia Fátima Schwendler-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 171-181-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa desenvolvida no território do Acampamento Maila Sabrina, localizado em Ortigueira - PR e ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em 2003, investiga as práticas pedagógicas direcionadas para a igualdade de gênero na Escola Itinerante Caminhos do Saber que surgem a partir dos princípios de organização do próprio MST. A luta das mulheres camponesas por reconhecimento como trabalhadoras rurais, por direito à titulação da terra e por mais participação junto ao Movimento, consolidou por dentro da luta de classes uma luta de gênero, construindo o empoderamento e emancipação das mulheres com um caráter educativo para todos/as os/as Sem Terra. A partir da metodologia de Grupos Focais coletam-se e interpretam-se as opiniões dos/as educandos/as, dos/as educadores/as e dos/das coordenadores/as dos núcleos setoriais. Foram realizadas também, entrevistas com a dirigente do acampamento, com duas coordenadoras de núcleo de base do acampamento e com o coordenador e a coordenadora da Escola, o que contribuiu para a análise das intervenções da Pedagogia do Movimento na forma de organização e no conteúdo da Escola para enfrentar as desigualdades de gênero. A partir da análise das relações de gênero no trabalho socialmente necessário e na paridade de gênero nos Núcleos Setoriais da auto-organização da Escola, a pesquisa conclui que o fortalecimento de práticas voltadas para a igualdade de gênero e articuladas com o território de luta pela reforma agrária requer na prática escolar, o vínculo entre o conteúdo de gênero e a forma organizativa. Palavras-chave: 1. Gênero 2. Escola Itinerante 3. Pedagogia do Movimento.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research carried out in the territory of the Maila Sabrina Camp, located in Ortigueira - PR and occupied by the Landless Rural Workers Movement in 2003, investigates the pedagogical practices towards gender equality at the Itinerant School Caminhos do Saber that arise from the organizational principles of the MST itself. The struggle of rural women for recognition as rural workers, for the right to land title and for more participation within the Movement, consolidated a gender struggle within the class struggle, building the empowerment and emancipation of women with an educational character for all the Landless. Based on the Focus Groups methodology, the opinions of the students, the educators and the coordinators of the sectorial nuclei are collected and interpreted. Interviews were also conducted with the encampment director, with two coordinators from the base nucleus of the encampment and with the coordinators of the School, which contributed to the analysis of the interventions of the Movement's Pedagogy in the form of organization and in the contents of the School that address gender inequalities. Based on the analysis of gender relations in socially necessary work and gender parity in the Sectorial Centers of the School's self-organization, the research concludes that the strengthening of practices towards gender equality and articulated with the territory of struggle for agrarian reform in school practice, requires the link between gender contente and its organizational form. Keywords: 1. Gender 2. Itinerant School 3. Movement Pedagogy.-
Formato: dc.format186 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleSemeando a igualdade de gênero na Escola Itinerante Caminhos do Saber : uma relação entre movimento social e educação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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