Relação do ambiente escolar e familiar com o nível de atividade física em crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Wagner de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPeressute, Anelize Gabriele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67228-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67228-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wagner de Campos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 28/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 64-77-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diferentes fatores intrínsecos e extrínsecos vêm sendo estudados para compreender de que forma eles são capazes de interferir na prática de atividade física de crianças, tendo os ambientes familiar e escolar como elementos fundamentais que podem atuar como fontes promotoras de atividade física. OBJETIVO: verificar a relação dos componentes do ambiente escolar e familiar com o nível de atividade física em crianças de 9 e 10 anos da rede municipal de ensino de Curitiba-PR. METODOLOGIA: estudo transversal, com técnica de pesquisa correlacional. A amostra teve caráter probabilístico, tendo sido composta por 461 crianças de 10 escolas municipais, sendo 236 meninos e 225 meninas. O ambiente familiar foi avaliado por meio de instrumento de apoio do(s) pai(s) (ou responsável) para prática de atividade física, e de checklist de aspectos do ambiente familiar. O ambiente escolar foi mensurado por meio de instrumentos que verificaram as estruturas para a prática de atividade física, assim como normas de promoção de atividade física nas escolas. As variáveis, nível de atividade física dos pais, nível socioeconômico e índice de massa corporal das crianças foram utilizadas apenas para descrição da amostra. Para a estatística descritiva, foram utilizadas a frequência absoluta e relativa, além do teste de qui-quadrado para comparação entre meninos e meninas. A relação dos itens do ambiente familiar e escolar com o nível de atividade física das crianças foi verificada por meio da regressão de Poisson, adotando p ?0,05. RESULTADOS: para as meninas: número de áreas para esporte na escola (RP:1,61; IC95%:1,01-2,57), presença de ? 2 espaços na residência para prática de atividade física (RP:1,23; IC95%: 1,09-1,40), morar em apartamento (RP:1,09; IC95%: 1,01-1,19) e receber estímulo dos pais (RP:1,10; IC95%: 1,01- 1,20) foram associados positivamente com níveis mais altos de atividade física. Do contrário: áreas para jogos, número de quadras poliesportivas na escola (RP:0,78; IC95%:0,61-0,99), ensino integral (RP:0,44; IC95%: 0,22-0,89) e o fato de não ter irmãos (RP:0,93; IC95%: 0,86-0,99) foram associados negativamente. Para meninos: receber sempre o apoio dos pais (assistir) para prática de atividade física (RP:1,13; IC95%:1,01-1,28), ter a presença do responsável ?4 horas/dia (RP:1,11; IC95%: 1,02-1,19), e na escola possuir dinheiro exclusivamente para materiais de recreio (RP:1,38; IC95%:1,01-1,91), foram associadas positivamente com níveis mais altos de atividade física. Em contrapartida: morar em apartamento (RP:0,92; IC95%: 0,86-0,99) foi associado negativamente para os meninos. CONCLUSÃO: componentes do ambiente escolar e familiar mostraram ter relação com maiores chances de as crianças serem ativas, devendo os dois ambientes ser estudados em conjunto. O ambiente familiar mostrou-se ser aquele que apresenta mais variáveis correlacionadas ao nível de atividade física de crianças entre 9 e 10 anos, do sexo masculino e feminino. Palavras-Chave: Atividade Física. Crianças. Ambiente. Escola. Família.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Different intrinsic and extrinsic factors have been studied to understand how they are able to interfere in the practice of physical activity of children, having the family and school environments as fundamental elements that can act as sources of physical activity promotion. OBJECTIVE: To verify the relationship between the components of the school and family environment and the level of physical activity in 9 and 10 years old children from the Curitiba-PR municipal school system. METHODOLOGY: Cross-sectional study with correlational research technique. The sample had a probabilistic character, consisting of 461 children from 10 municipal schools, 236 boys and 225 girls. The family environment was assessed by means of a support instrument from the parent (s) or guardian for physical activity and a checklist of aspects of the family environment. The school environment was measured through instruments that checked the structures for the practice of physical activity, as well as norms for the promotion of physical activity in schools. The variables level of physical activity of parents, socioeconomic level and body mass index of children were used only for sample description. For descriptive statistics, absolute and relative frequency were used, as well as the chi-square test for comparison between boys and girls. The relationship between items of the family and school environment and the children's physical activity level was verified by Poisson regression, adopting p ?0.05. RESULTS: for girls: number of sports areas at school (PR:1,61; CI95%:1,01-2,57), presence of ?2 spaces in the residence for physical activity (PR:1,23; CI95%: 1,09-1,40), living in an apartment (PR:1,09; CI95%: 1,01-1,19) and receiving encouragement from parents (PR:1,10; CI95%: 1,01-1,20) were positively associated with higher levels of physical activity. Otherwise: areas for games, number of sports courts at school (PR:0,78; CI95%:0,61-0,99), integral education (PR:0,44; CI95%: 0,22-0,89) and the fact of not having siblings (PR:0,93; CI95%: 0,86-0,99) were negatively associated. For boys: always receiving support from parents (watch) for physical activity (PR:1,13; CI95%:1,01-1,28), having a parent ?4 hours per day (PR:1,11; CI95%: 1,02- 1,19), and at school having money exclusively for recreational materials (PR:1,38; CI95%:1,01-1,91), were positively associated with higher levels of physical activity. In contrast, living in an apartment was negatively associated with boys (PR:0,92; CI95%: 0,86-0,99). CONCLUSION: Components of the school and family environment showed to have relationship with a higher chance that children be active were more likely to be active in children, and both environments should be studied together. The family environment proved to be the one with the most variables correlated to the PA level of children between 9 and 10 years old, male and female. Keywords: Physical Activity. Children. Environment. School. Family.-
Formato: dc.format121 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Título: dc.titleRelação do ambiente escolar e familiar com o nível de atividade física em crianças-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.