Associação do autoconceito, autoeficácia e qualidade de vida entre escolares de 15 e 17 anos praticantes e não praticantes de futsal em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Valdomiro de, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBiscaia, Renato Rodrigues, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67225-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof Dr. Valdomiro de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 74-84-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: O esporte é um fenômeno sociocultural e não podemos enxergá-lo apenas pelo viés do desempenho esportivo, sendo relevante entender a sua importância na construção e desenvolvimento humano do jovem praticante. Mediante isto, surgem questões acerca de aspectos psicológicos e sociais - Autoconceito, Autoeficácia e Qualidade de Vida -, além dos físicos. Na modalidade do Futsal podemos verificar quais são as influências que este esporte é capaz de gerar nesses aspectos em seus praticantes. Objetivo: Comparar e associar a percepção de Autoconceito, Autoeficácia Geral Percebida e Qualidade de vida de escolares praticantes e não praticantes de Futsal. Método e Análise dos dados: Pesquisa quantitativa, descritiva, comparativa e com delineamento transversal. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes questionários: Sociodemográfico, Econômico (ABEP), Escala Multidimensional de Autoconceito - AF5, Escala de Autoeficácia Geral - EAGP, Questionário de Qualidade de Vida (QQVA E KIDSCREEN-52). A análise testou a normalidade da amostra por meio do teste de Shapiro-Wilk, resultando na característica não paramétrica dos dados. Devido a essa particularidade dos dados, as comparações entre os grupos foram realizadas através do teste U de Mann-Whitney. Como medida de efeito, a Probabilidade de Superioridade no Desfecho (PSD) foi calculada para cada comparação realizada e, por fim, foi realizada a Regressão Linear Multivariável para verificar a possível associação do Autoconceito e da Autoeficácia com a Qualidade de Vida em cada grupo da amostra, com nível de significância de p?0,05. Resultados: Na comparação entre os grupos, os praticantes de Futsal apresentaram escores maiores e com diferenças significativas para o Autoconceito Acadêmico e Físico e para a Qualidade de Vida nas dimensões Saúde e Atividade Física, Autonomia e Tempo Livre, Amigos e Apoio Social, Ambiente Escolar e Qualidade de Vida Geral. A Autoeficácia não apresentou diferença significativa, mas o escore se apresentou maior para os praticantes. Para as associações evidenciou-se que os praticantes obtiveram mais relações positivas entre Qualidade de Vida e Autoconceito, Qualidade de Vida e Autoeficácia do que os não praticantes. Também constou mais relações negativas para o grupo dos não praticantes, e em ambos os grupos relação negativa para Qualidade de Vida (Emocional) E Autoconceito (Social). Conclusão: A prática do Futsal demonstrou ser interessante, pois apresentou resultados relevantes para os seus praticantes dentro dos aspectos psicológicos, sociais e físicos quando comparados com os não praticantes e foi possível por meio da regressão, evidenciar que atletas de futsal tendem a ter mais associações positivas entre Qualidade de Vida x Autoconceito x Autoeficácia do que jovens que não realizam nenhuma atividade sistematizada.Com isso, os achados mostram-se satisfatórios e dados importantes, sugerindo que o esporte é importante como ferramenta educacional e de desenvolvimento humano integral de seus praticantes. Palavras-chave: Adolescentes, Autoconceito, Autoeficácia, Qualidade de Vida, Futsal, Esporte Educacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: Sport is a sociocultural phenomenon and we cannot see it only through the bias of sports performance, being relevant to understand its importance in the construction and human development of the young practitioner. As a result, questions arise about psychological and social aspects - Self-concept, Self-efficacy and Quality of Life -, in addition to the physical ones. In Futsal we can see what are the influences that this sport is able to generate in these aspects in its practitioners. Objective: To compare and associate the perception of Self-concept, Perceived General Selfefficacy and Quality of life of students practicing and not practicing Futsal. Method and Data analysis: Quantitative, descriptive, comparative and cross-sectional research. For data collection, the following questionnaires were used: Sociodemographic, Economic (ABEP), Multidimensional Self-concept Scale - AF5, General Self-efficacy Scale - EAGP, Quality of Life Questionnaire (QQVA AND KIDSCREEN-52). The analysis tested the normality of the sample using the Shapiro- Wilk test, resulting in the non-parametric characteristic of the data. Due to this particularity of the data, comparisons between groups were performed using the Mann- Whitney U test. As a measure of effect, the Probability of Superiority in the Outcome (PSD) was calculated for each comparison made and, finally, Multivariable Linear Regression was performed to verify the possible association of the Self-concept and Self-efficacy with the Quality of Life in each group of the group. sample, with a significance level of p?0.05. Results: In the comparison between groups, Futsal practitioners had higher scores and with significant differences for Academic and Physical Self-concept and for Quality of Life in the dimensions Health and Physical Activity, Autonomy and Free Time, Friends and Social Support, School Environment and Quality of General Life. Self-efficacy showed no significant difference, but the score was higher for practitioners. For the associations it was evidenced that the practitioners obtained more positive relations between Quality of Life and Self-concept, Quality of Life and Self-efficacy than the non-practitioners. There were also more negative relationships for the group of non-practitioners, and in both groups a negative relationship for Quality of Life (Emotional) and Self-concept (Social). Conclusion: The practice of Futsal proved to be interesting, as it presented relevant results for its practitioners within the psychological, social and physical aspects when compared with non-practitioners and it was possible through regression, to show that futsal athletes tend to have more positive associations between Quality of life x Self-concept x Selfefficacy than young people who do not perform any systematized activity. With this, the findings are satisfactory and important data, suggesting that sport is important as an educational tool and integral human development of its practitioners. Keywords: Adolescents, Self-concept, Self-efficacy, Quality of Life, Futsal, Educational Sport.-
Formato: dc.format109 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol de salão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAssociação do autoconceito, autoeficácia e qualidade de vida entre escolares de 15 e 17 anos praticantes e não praticantes de futsal em Curitiba-
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