Espiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben

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Autor(es): dc.contributorDuarte, André de Macedo, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Valdson Carreiro, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67202-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André de Macedo Duarte-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 21/11/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 203-207-
Descrição: dc.descriptionResumo: Propõe-se o conceito de espiritualidade anárquica como campo hermenêutico em que se situam as reflexões de Foucault e Agamben em torno da ética. Trata-se, por um lado, de traçar um plano de convergência entre Foucault e Agamben, que parte do objetivo de pensar o si mesmo na relação com a linguagem, tomando como ponto de partida as diversas estratégias de recusa do marco filosófico-moderno do sujeito de conhecimento. Por outro lado, identificase um eixo de divergência entre ambos e que consiste em distinguir duas maneiras - genealogia (Foucault) e arqueologia ontológica (Agamben) - de responder à recusa do sujeito de conhecimento ao se estabelecer a relação entre ética e linguagem. Logo, discute-se a triangulação entre si mesmo, linguagem e recusa ao sujeito de conhecimento em Foucault e Agamben, sob o pano-de-fundo da divergência entre uma perspectiva prático-genealógica e uma linguístico-ontológica. Em suma, sustenta-se a hipótese de que entre uma ética tomada na relação entre o discursivo e o não-discursivo (Foucault), e uma ética tomada entre o linguístico e não-linguístico (Agamben), circunscrevem-se dois modos de operar estratégias de descentramento em relação ao sujeito conhecimento. A partir dessa diferença fundamental, sugere-se a espiritualidade anárquica como um modo particular de problematização da ética na filosofia contemporânea. Segundo a perspectiva de Agamben, tal ética é endogenamente ou ontologicamente infundada e nela o sujeito ético é a alma, o rosto, o resto entre o humano e não inumano, entre a bíos e a zoè. Segundo a perspectiva foucaultiana, por outro lado, tem-se uma ética exogenamente resolvida no campo das condutas e das práticas de si, uma ética que busca conduzir-se numa relação espiritual de rarificação da vida numa conjugação entre bíos e logos. Por fim, analisa-se as diferenças entre o conceito de Agamben de "forma de vida" e o conceito de Foucault sobre as "artes do viver". Palavras-chave: Foucault. Agamben. Genealogia ética. Espiritualidade anárquica. Ontologia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: We intend to propose the concept of "anarchic spirituality" as the hermeneutical domain in which distinct authors such as Foucault and Agamben locate their reflections on the ethical. On the one hand, it is necessary to trace the convergence between Foucault and Agamben since both of them think the self in its relations with language, although they assume different strategies thru which they confront the hallmark of modern philosophy, the subject of knowledge. On the other hand, it is also necessary to highlight the differences between Agamben and Foucault in what concerns their own ways to refuse the subject of knowledge by relating ethics and language, i.e., genealogy (Foucault) and ontological archeology (Agamben). Thus, we discuss the triangular relation between the self, language and the refusal of the subject of knowledge in the works of Foucault and Agamben, by contextualizing this discussion thru the analysis of the divergences between a practical-genealogical perspective and an ontological-linguistic one. In a nutshell, we would like to propose the hypothesis that between an ethics assumed thru the relation between the linguistic and the non-linguistic (Agamben), and an ethics assumed thru the relation between the discursive and the non-discursive (Foucault), we can find two distinct ways for the de-centering of the subject of knowledge. By assuming this fundamental difference between Foucault's and Agamben's approaches to ethics, we suggest that the concept of anarchic spirituality is a particular way to problematize ethics in contemporary philosophy. According to Agamben's perspective, this ethics is endogenously or ontologically ungrounded, and the ethical subject is the soul, the face, the rest between human and non-human, between bíos and zoé. According to Foucault, this ethics is exogenously defined within the realm of conducts and practices of the self, an ethics that proposes to turn life spiritually harder and rarified by conjugating bíos and logos. Finally, we stress the differences between Agamben's concept of "form of life" and Foucault's concept of "art of living". Key-words: Foucault. Agamben. Ethical genealogy. Anarchic spirituality. Ontology-
Formato: dc.format207 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984 - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectAgamben, Giorgio, 1942- - Crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectEspiritualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGenealogia (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Título: dc.titleEspiritualidade anárquica : o sujeito ético entre Foucault e Agamben-
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