
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Paulo Henrique de, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública | - |
| Autor(es): dc.creator | Schinda, Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:58:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:58:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67176 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67176 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadores: Paulo Henrique de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Publica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Estudo sobre a metodologia de coleta de dados de vítimas fatais de afogamento aquático utilizada no Corpo de Bombeiros do Paraná que se caracteriza como descritivo, de caráter documental, com análise quantitativa, tendo por objetivo identificar as características das 105 ocorrências de afogamento em meio liquido, atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado do Paraná, no ano de 2010 nas regiões de atuação do 2°, 3°, 4°, 5° e 6° Grupamento de Bombeiros. Com base no estudo dos relatórios de 2010, das equipes de busca aquática foi analisado o perfil das vítimas fatais de afogamento, identificadas as regiões onde ocorreram os óbitos, o período mensal e semanal de maior incidência, as principais causas e as características dos locais dos incidentes. A partir desse material de analise foi avaliada a metodologia de coleta de dados, bem como um relato dessa problemática no Estado. Foi comprovado que a principal causa de afogamento está relacionada com a atividade de natação e banho, que os ambientes mais perigosos para a pratica de atividades aquáticas são os rios de corredeira, que a principal causa de afogamento foi por problemas na pratica de natação e que os incidentes tem predominância nos finais de semana e no período do ano onde as temperaturas estão mais quentes. O grupo de maior risco para afogamento no Estado do Paraná em água doce e o jovem de 15 a 24 do sexo masculino. O estudo demonstrou a necessidade e a importância da coleta de dados para a compreensão do fenômeno do afogamento, sendo recomendada uma melhora do relatório de busca aquática, bem como a capacitação das equipes para melhorar a coleta de informações. Também foi confirmada a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para a prevenção de afogamento no Estado, principalmente nas regiões do interior, onde ocorre maior número de casos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afogamento - Prevenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Busca e operações de salvamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bombeiros - Paraná | - |
| Título: dc.title | Metodologia de coleta de dados de vítimas fatais de afogamento aquático utilizada no Corpo de Bombeiros do Paraná, como instrumento de políticas de prevenção | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: