A percepção do diretor escolar sobre a política de gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorKussem, Juliana, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67174-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 181-188-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho trata do estudo sobre a percepção acerca da política de gestão democrática (GD) dos diretores das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba e de que maneira se efetiva na prática cotidiana desses sujeitos. Para tanto, toma-se como conceito teórico-prático de GD a definição apresentada por Souza (2007; 2009) que considera a gestão escolar democrática como um processo político que envolve os diferentes sujeitos que atuam na/sobre a escola com vistas a decidir coletivamente sobre os rumos da escola. Nesse sentido, o diretor escolar é considerado neste estudo, como o sujeito que opera a política na organização escolar, lidando com as relações de poderes. A fim de subsidiar as discussões desenvolvidas neste trabalho, buscou-se a interlocução com os referenciais teóricos apresentados por Paro (2000; 2007; 2010; 2011; 2012; 2016); Souza (2007; 2009; 2017); Lima (1998; 2011); Weber (1982; 2004; 2011; 2016); Mendonça (2000); Jodelet (2009; 2018); Moscovici (1978; 2015); Young (2001) e Rancière (1996). A primeira etapa desta pesquisa, de ênfase quantitativa, dedicou-se a aplicação de um questionário a todos os diretores das escolas de ensino fundamental da RME de Curitiba. O instrumento tratou de identificar os sujeitos participantes da pesquisa por meio de perguntas que versavam sobre sua trajetória profissional nesta mesma rede, assim como dedicou-se a captar a percepção destes a respeito da gestão escolar democrática. Pode-se verificar na primeira etapa desta pesquisa, uma noção de GD instrumental e em certa medida, vazia de seu conteúdo político, uma vez que os diretores escolares a dissociaram do espaço de litígio próprio ao movimento democrático. Ademais, apresentaram também, um certo descompasso entre o que dizem e o que praticam. A segunda etapa desta pesquisa, de ênfase qualitativa, se propôs a acompanhar o trabalho cotidiano de três diretores escolares por meio da técnica shadowing aliados a entrevista e a observação em espaços colegiados, buscando compreender com mais aprofundamento as regularidades existentes entre a percepção da política de GD e a sua materialização na realidade escolar. As análises das dimensões do discurso e da ação desses sujeitos resultaram em três imagens que ilustram os diretores investigados. Em síntese, os três sujeitos pesquisados apresentaram tipologias de gestão mistas, variando de tendências democráticas a tradicionais. Em certa medida, os discursos apresentaram certas similitudes e maior tendência ao espectro de GD, assumindo traços de tendências tradicionais em determinadas variáveis. Além disso, evidenciou-se o cruzamento do discurso e da ação com maior amplitude para uns do que para outros diretores, assim como notou-se também, o distanciamento dessas dimensões em certas variáveis apresentando-se diferentemente para cada sujeito pesquisado. Percebeu-se com esse estudo que a tendência de percepção da política de GD é volátil a determinadas forças que atuam sobre ela - estrutura macro e micro - assim como do próprio sujeito que pensa e age sobre a realidade interpretando as situações vivenciadas podendo atuar de forma mais ou menos democrática a depender das circunstâncias político-administrativas a que são expostos. Palavras-chave: Política educacional. Gestão escolar democrática. Diretor escolar. Percepção.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work studies the elementary schools principals' perception about the democratic administration policy (GD), in Curitiba Municipal Education System (RME) and how that perception is (isn't) effective at daily practice. To this end, the theoretical-practical concept of GD is based on the definition presented by Souza (2007; 2009) which considers democratic school administration as a political process that involves the different persons who act in/over the school in order to decide collectively. In this sense, the school principal is considered in this study as who operates the policy in school organization, dealing with power relations. In order to support the discussions developed in this work, we sought to dialogue with the theoretical references presented by Paro (2000; 2007; 2010; 2011; 2012; 2016); Souza (2007; 2009; 2017); Lima (1998; 2011); Weber (1982; 2004; 2011; 2016); Mendonça (2000); Jodelet (2009; 2018); Moscovici (1978; 2015); Young (2001) and Rancière (1996). The research first stage, a quantitative approach, was dedicated to a questionnaire submitted to all elementary schools principals. The instrument dealt with the principals' professional career issues, as well as it was dedicated to capture their perception of democratic school administration. In this first stage, we can see a notion of an instrumental GD and an empty perception of its political content, since school principals dissociated it from the space of litigation proper to democratic movements. Moreover, they also presented a certain mismatch between what they say and what they practice. The second phase, a qualitative one, aimed to follow and observe the daily work of three school principals through the shadowing technique allied to interview and observation in collective spaces, seeking a deeply understanding about the existing regularities between the GD perception and its materialization in the school reality. The analysis of the discourse dimensions and the action of these subjects resulted in three images. Conclusively, the three subjects surveyed presented mixed administration typologies, ranging from democratic to traditional tendencies. To some extent, the speeches presented certain similarities and greater tendency to the GD spectrum, assuming traditional trend features in certain variables. In addition, the mixing between speech and action was amplified more to some than to others. In this study, we conclude that the perception tendency of the GD policy is volatile to certain forces that act over the school - in macro and micro structures - as well as to the person who thinks and acts on the reality interpreting the relations and acting in some way more or less democratic depending on the political and administrative circumstances to which the people at school are exposed. Keywords: Educational Policy. Democratic School Administration. School Principal. Perception.-
Formato: dc.format188 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleA percepção do diretor escolar sobre a política de gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba-
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