Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bentes, Roberto De Fino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Abdala, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:34:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:34:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67119 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Roberto De Fino Bentes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste trabalho, procurou-se explorar características e estratégias de elaboração, análise e compreensão de materiais didáticos em EAD, tendo por referência o papel ativo do professor autor e do sujeito aprendiz. O docente é responsável pela promoção da aprendizagem de estratégias cognitivas e metacognitivas que favorecem a compreensão e a aquisição de conhecimentos a partir de textos e no fazer com que as informações e os materiais sejam usados de modo intencional, não aleatório e orientados nas atividades educativas, pois não possuem um valor único, está passível de mudança de acordo com o grupo que o irá analisar antes de ser repassados aos alunos. A experiência própria [direta] sobre a realidade e a experiência de outros indivíduos [indireta], proporciona conhecimentos diferenciados ou nuances distintas de um mesmo conhecimento. Sua possível relevância e significação apresentam-se em função dos propósitos, das concepções noneadoras das ações e da importãncia para a aprendizagem pretendida, na medida em que mediam as relações e atividades dos sujeitos (professor-alunos-comunidade) e o conhecimento, organizando-se à luz dos condicionantes histórico-culturais, das relações espaçotemporais, da estrutura organizatíva da comunidade e da trajetória pessoal e de formação dos participantes. É relevante e significativo trabalhar de modo flexível, com problemas reais, adotar posições variadas de interpretação e vivenciar múltiplos papéis em contextos reais, fomentando assim, múltiplas formas de representação e a consciência do .z processo de auto-construção da aprendizagem (metacognição), estimulando-se a busca de soluções em grupo, o diálogo entre alunos e professores e questões de estudo que favoreçam o desenvolvimento de múltiplos saberes. | - |
Formato: dc.format | 40 f : bibl., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Educação | - |
Título: dc.title | Produção de materiais didáticos em educação a distância da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba - MG | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: