Avaliação - Um desafio constante no processo ensino-aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBentes, Roberto De Fino-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância-
Autor(es): dc.creatorNunes, Renata Garcia de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:27:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:27:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67115-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Roberto de Fino Bentes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas Letras e Artes, Curso de Especializaçao em Formação de professores em EAD-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta monografia focaliza a avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem no contexto escolar, pretendendo situar a avaliação em diferentes correntes/perspectivas, discutir questões e propostas recentes no campo da avaliação educacional, analisar o conhecimento que vem sendo produzido pelas pesquisas e as inovações que vem sendo implantadas em diferentes sistemas de ensino. Considerando que a escola tem sido vista onde se fonna um tipo de aluno segundo certos padrões de comportamento, caráter e integração social, as práticas avaliativas que estão sendo realizadas em algumas escolas são momento de discriminação da classe popular no sistema de ensino. A igualdade de oportunidades passa a ser ilusão. Segundo ENGUITA (1989) citado por Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação ­ Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MULTIRIO, a escola passa a ser um espaço social que antecipa as relações sociais da sociedade. No cotidiano da escola, o para quê avaliar, significa distinguir os bons dos maus alunos, "respeitando as diferenças individuais", capacitar os alunos para que os mesmo sejam capazes de fazer concursos seletivos, quantificar quantos têm condições de aprender etc.. É urgente refletirmos sobre o papel que a escola e seu processo avaliativo têm desempenhado no sentido de conferir aos alunos o direito à cidadania. O mundo exige, cada vez mais a compreensão e o domínio de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, além da formação de valores éticos renovados, para que todos possam compartilhar de uma vida plena. Avaliar para reproduzir o espírito competitivo existente na sociedade também pode significar a perda de valores importantíssimos para a convivência humana e para a formação do conceito de cidadania.-
Formato: dc.format45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Avaliação - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Avaliação - Avaliação-
Título: dc.titleAvaliação - Um desafio constante no processo ensino-aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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