O desenho infantil e o processo de significação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMindal, Clara Brener, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorMarques, Maria Alice Muniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67101-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67101-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Clara Brener Mindal-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho é uma revisão bibliográfica centrada na relação entre o ato de desenhar e os processos de imaginação e representação, em sua gênese. Identifica constantes no processo de elaboração do desenho, seu significado e implicações pedagógicas, em abordagem que o concebe como sistema de representação, construído pelo sujeito, a partir da interação. Destaca a importância do desenho, assim como das experiências de leitura de imagem, na educação infantil, como construção de linguagem, formas de ver o mundo e de resolver os problemas que fazem parte da vida. As crianças passam da ausência de intenção representativa e comunicativa, para a significação intencional, através das várias interações; e com a intenção de representar desenvolvem maior elaboração dos produtos gráficos, produzindo e fazendo uso de sínteses de várias funções ligadas ao conhecimento, imaginação e criação poética.-
Formato: dc.format53f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia infantil-
Título: dc.titleO desenho infantil e o processo de significação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.