O corpo e a infância : práticas pedagógicas da educação infantil no município de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorGoedert, Rosicler Terezinha, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Márcia Janet Guérios-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:35:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:35:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67098-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rosicler Terezinha Goedert-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo apresenta e analisa forma como o corpo da criança é tratado pelo adulto/educador nas instituições de educação infantil. Discorre sobre as concepções de corpo através da história e, apoiando-se nos aspectos filosóficos e pedagógicos, retrata como tais concepções encontram-se refletidas na Educação Infantil e na escolarização do corpo no século XX. Para análise das práticas educativas estuda os documentos da Secretaria Municipal da Criança dÊ Curitiba-Paraná relativos à orientação pedagógica do atendimento à criança, nas décadas de 80 e 90. Em tais documentos, para este estudo, identifica e interpreta, referências a um plano de atendimento à criança concemente ao corpo e outro às relações afetivas que se estabelecem na instituição. Retoma a trajetória da educação infantil na Prefeitura Municipal de Curitiba e aponta carninhos que oportunizem uma ação educativa que considere o desenvolvimento da criança como sujeito social e histórico. Conclui constatando a efetivação de um projeto pedagógico coerente com tal concepção dewcriança depende, fundamentalmente, de uma forrnação teórico-critica qu_e permita corfštituir as práticas dos adultos/educadores, levando-os ao estudo constante sobre a estruturação das condições de vida das crianças pequenas, os múltiplos contextos sociais que constituem seus recursos de desenvolvimento e seu processo de construção de significações.-
Formato: dc.format67 f : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade motora-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleO corpo e a infância : práticas pedagógicas da educação infantil no município de Curitiba-
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