A formação continuada do professor da escola pública do Estado do Paraná : a realidade institucional e a crítica acadêmico-sindical

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorParra, Silvia-
Autor(es): dc.contributorFeiges, Maria Madselva Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, José Luciano Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67083-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67083-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Maria Madselva Ferreira Feiges-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta monografia tem por objetivo analisar os projetos de formação continuada desenvolvidos no Estado do Paraná, pela Secretaria Estadual de Educação e pela Universidade Federal do Paraná em parceria com a APP-Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Educação. Com relação à proposta oficial foi analisada a concepção e algumas práticas da Universidade do Professor - Faxinal do Céu e apontados seus limites. Como contraponto a esse projeto de formação foi analisada a proposta altemativa implementada pela UFPR/APP-Sindicato, explicitando as concepções de formação de ambas as instituições. O estudo realizado toma claro que a parceria entre o Sindicato dos Professores da Escola Pública do Paraná e a Universidade Federal do Paraná, ainda que não institucionalizada, constituiu-se num primeiro enfrentamento político consistente de negação da estrutura oficial de formação continuada do educador da escola pública paranaense. Essa não é uma tarefa fácil, implica em construir e reafirmar uma concepção de formação continuada do educador que esteja comprometida com um projeto social de escola e que pense o educando e o educador como agentes transformadores da sociedade e não simplesmente moldados por ela. iv 2 Buscamos compreender o que representa o processo de formação humana, qual é a sua relação com o trabalho, pois essa questão é de fundamental importância para que possamos explicitar as relações entre a formação e a dinâmica da complexa realidade social humana. A fonnação continuada do professor constitui hoje uma preocupação importante para os educadores que pensam a educação como forma de construção do conhecimento e de reflexão sobre a realidade social. O professor é o centro. desse processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo que organiza forrnas de reflexão sobre essa realidade social. O objeto desta pesquisa é investigar a formação continuada do professor efetivada pela Secretaria de Estado da Educação, através da Universidade do Professor. A análise deste processo pennitirá compreender a forma como o poder público no Estado do Paraná pensa e organiza a formação continuada do professor. Pretendemos explicitar as concepções e limites dessa proposta introduzindo a crítica construída pelo Sindicato dos Professores do Estado do Paraná e a proposta altemativa da Universidade Federal do Paraná. Analisamos também a proposta de formação continuada para o professor da Escola Pública do Estado do Paraná. que a APP-Sindicato vem construindo, junto com a Universidade Federal do Paraná. Para construirmos esse objeto de estudo, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o processo de formação humana e sobre o processo do trabalho. Fizemos também levantamento documental sobre as políticas públicas do Estado do Paraná no período de 1983 a 2000, indicando sucintamente as concepções de educação e formação continuada adotadas nesse período. Realizamos também entrevistas com professores da Universidade Federal do Paraná, com representantes da APP-Sindicato, com professores da Rede 3 Estadual de Ensino e com palestrante de curso realizado em Faxinal do Céu, além da aplicação de questionário dirigido a diretores da Rede Estadual de Ensino. Mediante a análise desses dados procuramos estabelecer uma comparação entre as concepções de formação continuada da Secretaria Estadual de Educação e da PPSindicato/UFPR. Dessa comparação, evidenciamos que as diferenças entre as concepções são de ordem pedagógica e política. Com relação à proposta oficial, a concepção de formação continuada articula a Qualidade Total como o fundamento da proposta da Universidade do Professor - Faxinal do Céu. A Qualidade Total é uma referência do mundo empresarial implícita na definição de produtividade e de acumulação de capital. Para o universo empresarial o que interessa é o gerenciamento, é a forma como que se processam rotinas e fatos administrativos. Que novo limite essa concepção impõe ao processo de formação continuada a adoção desse referencial?-
Formato: dc.formativ, 59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação - Paraná - Educação - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Paraná-
Título: dc.titleA formação continuada do professor da escola pública do Estado do Paraná : a realidade institucional e a crítica acadêmico-sindical-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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