Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalli, Patricia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorAires, Maria Célia Barbosa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Jandira Calheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:34:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:34:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67081-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Maria Célia Barbosa Aires-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição, em termos de aprimoramento da prática pedagógica, do processo de formação e capacitação de professores leigos que vem sendo desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação do Município de Guaratuba, Estado do Paraná desde agosto de 1999. Para as dimensões deste trabalho optou-se por recortar como objeto de reflexão, a questão: de que maneira este processo de capacitação contribui para que o professor leigo aprimore Sua forma de entender e de praticar a avaliação da aprendizagem escolar em sua sala de aula? O trabalho se desenvolveu na linha metodológica da pesquisa qualitativa. Como elemento importante de análise foi construido um quadro de referência teórica que pudesse fundamentar o estudo, ou, que permitisse q_ue as infomrações coletadas fossem, nas palavras de THIOLLENT (1988) "interpretadas à luz de uma teoria". Assim é que se buscou construir esse quadro teórico abordando, de um lado, a questão do professor leigo, seu papel na educação brasileira e o significado dos programas para sua qualificação que, historicamente têm sido desenvolvidos e, por outro, a questão da avaliação da aprendizagem escolar, seu significado, procedimentos e finalidades. Foram coletados e analisados dados da prática pedagógica de avaliação da aprendizagem escolar de classes cujos professores se acham inseridos no programa de qualificação em questão. Também foi desenvolvida análise documental do material. de estudo do programa de qualificação, no que diz respeito à avaliação da aprendizagem. Ao término do trabalho, pode-se afinnar que, em tennos da prática de avaliação da aprendizagem nas turmas analisadas, permanece a necessidade apontada por MEDlANO(l987): "...é necessário uma atualização de conceitos e umamudança de postura em grande parte dos professores." De fato, a pesquisa de campo revelou uma prática avaliativa predominantemente conservadora e que alunos e professores demonstram pouca clareza sobre o significado da avaliação, numa perspectiva dialética de contínuo aperfeiçoamento do próprio trabalho pedagógico como fator de superação da exclusão e da seletividade. Na análise documental do material didático utilizado para a formação dos professores leigos, em que pese a inclusão de elementos teóricos interessantes e significativos constatou-se a necessidade de fundarnentação teórica mais consistente, que permita uma compreensão mais radical da q_uestão da avaliação, no sentido de buscar as raizes, em termos de sua vinculação a uma concepção de educação e de sociedade. Pode-se concluir, enfim que, para que o processo de qualificação possa, de fato, contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores, em especial no que diz respeito à avaliação da aprendizagem escolar, é fundamental, por um lado, a busca de um aprofundamento teórico que dê conta da dimensão politica da prática pedagógica e de outro, um trabalho pedagógico junto ao professor, no qual se tome a prática pedagógica concreta deste professor como objeto de reflexão, urna vez que o processo de qualificação do professor leigo pressupõe primeiramente o reconhecirnento do trabalho como princípio educativo. Há que reconhecer a escola como espaço de produção do saber e do pensar a partir da mediação da realidade em que professores e alunos se inserem.-
Formato: dc.formatvi, 62 f : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Qualificação - Qualificação-
Título: dc.titleAnálise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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