Educação estética pela arte para o desenvolvimento das altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto inclusivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMachado, Cristiana Lopes, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:21:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:21:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67026-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Tania Stoltz-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 154-164-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar as implicações do elemento estético, a partir da arte, na relação afetiva de alunos de alunos superdotados com a escola do ensino regular. A pesquisa justifica-se pelo possível potencial das atividades estético-artísticas no desenvolvimento socioemocional de superdotados. Trata-se de um estudo com caráter qualitativo, de natureza exploratória, com delineamento de pesquisa-ação. Os participantes foram dez alunos formalmente identificados com AH/SD, com idade média entre oito e quatorze anos, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná. Todos os participantes apresentam superdotação na área acadêmica. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista inicial e final e o instrumento Mapa afetivo antes e após a intervenção estético-artística. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira buscamos identificar os sentimentos e emoções dos estudantes pelo ambiente escolar regular antes da intervenção estéticoartística. Na segunda etapa da pesquisa, desenvolvemos uma série de intervenções estético-artísticas com os participantes da investigação. Por fim, procuramos identificar os sentimentos e emoções desses estudantes pela escola do ensino regular. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas se deu a partir da construção de núcleos de significação (AGUIAR, OZELLA, 2006). O tratamento dos dados resultantes da aplicação do instrumento Mapa Afetivo ocorreu por meio da análise de texto e subtexto conforme indica Bomfim (2010). Após a análise dos dados envolvidos na primeira etapa da pesquisa foi possível identificar dois núcleos de significação: a escola (in)sensível e a falta de autoconhecimento na superdotação. No entanto, após a intervenção estético-artística, foi possível identificar dois núcleos de significação: arte como meio de expressão do sentir e da criatividade e escola conteudista x escola sensível. Nesses núcleos de significação há indicativos das implicações do elemento estético-artístico para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes superdotados, bem como da relação dos alunos com a escola do ensino regular. Com a análise dos mapas afetivos observou-se que após as intervenções estético-artísticas há indícios que os participantes ampliaram positivamente seu modo de perceber o ambiente escolar, além de passarem a compreender as atividades artísticas e estéticas como meio de expressão do mundo interior e do potencial criativo. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade de revisão das práticas pedagógicas destinadas a estudantes superdotados e para o desenvolvimento de pesquisas futuras que procurem desenvolver metodologias de ensino que integrem as atividades estético-artísticas nas práticas educacionais voltadas a superdotados. Palavras- chave: altas habilidades/superdotação; desenvolvimento socioemocional; educação estética; arte; Vigotski.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this study was to investigate the implications of the esthetic element, using art, for the affective relationships of gifted students at regular education schools. This study is justified by the possible potential of esthetic-artistic activities for the socialemotional development of the gifted. This is a qualitative study of an exploratory nature and with an action research design. The participants were ten students formally identified as being HA/G, aged between eight and fourteen years on average, attending public schools in a municipality in the State of Paraná. All participants demonstrated having academic giftedness. The data collection instruments were: initial and final interview and the Affective Map instrument before and after the artistic intervention. The study was divided into two stages. In the first stage we sought to identify the students' feelings and emotions through the regular school environment prior to the esthetic-artistic intervention. In the second stage we undertook a series of esthetic-artistic interventions with the investigation participants. Finally we sought to identify the feelings and emotions of these students through the regular education school. Analysis of the data obtained via the interviews was done by building meaning cores (AGUIAR, OZELLA, 2006). Treatment of the data resulting from administering the Affective Map instrument was done by means of text and subtext analysis as indicated by Bomfim (2010). Following analysis of the data involved in the first stage of the study we were able to identify meaning cores: in(sensitive) school and lack of self-knowledge of giftedness. On the other hand, following the esthetic-artistic intervention we were able to identify two meaning cores: art as a means of expression of feeling and creativity; and content-based school versus sensitive school. In these meaning cores there are indications of the implications of the esthetic-artistic element for the social-emotional development of gifted students, as well as for the students' relationship with the regular education school. When analyzing the Affective Maps we found that after the esthetic-artistic interventions there are signs that the participants positively broadened their way of perceiving the school environment, besides moving on to understand artistic and esthetic activities as a means of expression of the inner world and creative potential. As such, this study points to the need to review teaching practices aimed at gifted students and to the need for further research that seeks to develop teaching methodologies that integrate esthetic-artistic activities with educational practices aimed at the gifted. Keywords: high ability/giftedness; social-emotional development; esthetic education, art, Vygotsky.-
Formato: dc.format180 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação estética pela arte para o desenvolvimento das altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto inclusivo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.