Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sônia Firette Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:24:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:24:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67024 | - |
Descrição: dc.description | Orientador não citado | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo se desenvolve em torno de duas idéias ou metas fundamentais. A primeira é entender a gênese histórica da Ciência da Geometria, partindo da hipótese de suas origens gregas; compreender a importância secular do Sistema Euclidiano no conjunto da produção científlca e intelectual ocidental até o século XIX e as suas implicações na atual organização do ensino da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa meta histórica levou a identificar nas pesquisas da Etnomatemática (século XX) a hipótese da gênese empírica e experimental para a Ciência Geométrica e o caráter social da sua produção. A segunda meta discute a concepção do conhecimento matemático: são examinados os pressupostos da Educação Matemática favoráveis à relação conhecimento e significado e uma abordagem inicial em torno da natureza e do papel cognitivo da percepção em sua articulação com as operações conceituais, tendo a Alegoria corno recurso para a compreensão e produção das idéias geométricas. O objetivo do estudo é reunir elementos teóricos para entender o discurso e a prática pedagógica que produzem o que esta pesquisa deflne como seu problema de investigação: o silêncio dos alunos nas aulas de Geometria e as conseqüências para a organização espacial e intelectual dos alunos das séries iniciais. | - |
Formato: dc.format | vi, 74 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Matemática e geometria : procurando na história as conexões necessárias entre a matemática e a realidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: