Matemática e geometria : procurando na história as conexões necessárias entre a matemática e a realidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sônia Firette Nunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:24:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:24:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67024-
Descrição: dc.descriptionOrientador não citado-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo se desenvolve em torno de duas idéias ou metas fundamentais. A primeira é entender a gênese histórica da Ciência da Geometria, partindo da hipótese de suas origens gregas; compreender a importância secular do Sistema Euclidiano no conjunto da produção científlca e intelectual ocidental até o século XIX e as suas implicações na atual organização do ensino da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa meta histórica levou a identificar nas pesquisas da Etnomatemática (século XX) a hipótese da gênese empírica e experimental para a Ciência Geométrica e o caráter social da sua produção. A segunda meta discute a concepção do conhecimento matemático: são examinados os pressupostos da Educação Matemática favoráveis à relação conhecimento e significado e uma abordagem inicial em torno da natureza e do papel cognitivo da percepção em sua articulação com as operações conceituais, tendo a Alegoria corno recurso para a compreensão e produção das idéias geométricas. O objetivo do estudo é reunir elementos teóricos para entender o discurso e a prática pedagógica que produzem o que esta pesquisa deflne como seu problema de investigação: o silêncio dos alunos nas aulas de Geometria e as conseqüências para a organização espacial e intelectual dos alunos das séries iniciais.-
Formato: dc.formatvi, 74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Título: dc.titleMatemática e geometria : procurando na história as conexões necessárias entre a matemática e a realidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.