"Ciclos de ensino em Curitiba : o olhar dos professores"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorValério, Telma Faltz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:20:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:20:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67023-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo norteador deste estudo monografico foi o desenvolvimento de um trabalho que desse conta de explicitar sobre como os professores vêem e compreendem o Ensino por Ciclos. No intuito de enfatizar a importância primordial de se ter claro o que é o Ensino por Ciclos, e como os professores compreendem essa proposta para que possamos garantir um ensino de qualidade, bem como a democratização do ensino. Para compreendermos o sistema educacional brasileiro atual o presente trabalho iniciase buscando um histórico das reformas educacionais e dos cursos de formação de professores, em seguida realizou-se uma pesquisa de campo onde se verificou o pensamento dos professores quanto ao ensino organizado por ciclos. Através do estudo de vários autores buscou-se discutir as políticas empregadas nesta reforma educacional, os fatores atuantes na sua construção e a forma que os professores a compreendem. Estes fatores são discutidos no intento no intento de se compreender a organização escolar por Ciclos de Ensino,- as posições tomadas pelos professores quanto a adoção desta organizaçao escolar. Desta forma contata-se que ha uma divergencia de opinioes por parte dos professores, por não se ter claro o que realmente é o Ensino por Ciclos. O presente estudo monografico busca clarear a compreensão dos leitores, quanto ao que e o Ensino por Ciclos e qual o olhar dos professores relacionado ao Ensino por Ciclos na Rede Municipal de Educação de Curitiba.-
Formato: dc.format68 f : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectReforma do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Título: dc.title"Ciclos de ensino em Curitiba : o olhar dos professores"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.