Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Autor(es): dc.creator | Valério, Telma Faltz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:20:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:20:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67023 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo norteador deste estudo monografico foi o desenvolvimento de um trabalho que desse conta de explicitar sobre como os professores vêem e compreendem o Ensino por Ciclos. No intuito de enfatizar a importância primordial de se ter claro o que é o Ensino por Ciclos, e como os professores compreendem essa proposta para que possamos garantir um ensino de qualidade, bem como a democratização do ensino. Para compreendermos o sistema educacional brasileiro atual o presente trabalho iniciase buscando um histórico das reformas educacionais e dos cursos de formação de professores, em seguida realizou-se uma pesquisa de campo onde se verificou o pensamento dos professores quanto ao ensino organizado por ciclos. Através do estudo de vários autores buscou-se discutir as políticas empregadas nesta reforma educacional, os fatores atuantes na sua construção e a forma que os professores a compreendem. Estes fatores são discutidos no intento no intento de se compreender a organização escolar por Ciclos de Ensino,- as posições tomadas pelos professores quanto a adoção desta organizaçao escolar. Desta forma contata-se que ha uma divergencia de opinioes por parte dos professores, por não se ter claro o que realmente é o Ensino por Ciclos. O presente estudo monografico busca clarear a compreensão dos leitores, quanto ao que e o Ensino por Ciclos e qual o olhar dos professores relacionado ao Ensino por Ciclos na Rede Municipal de Educação de Curitiba. | - |
Formato: dc.format | 68 f : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização da educação | - |
Título: dc.title | "Ciclos de ensino em Curitiba : o olhar dos professores" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: