Conselheiro de escola : um aliado na construção da gestão democrática na escola pública brasileira

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorRuy, Iracema Aparecida Espigiorin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:21:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:21:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/67021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67021-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A sociedade em sua totalidade vem passando por inúmeras transformações nos mais diferentes aspectos: social, cultural, econômico e político. E os cidadãos trazem consigo marcas dessas transformações, especialmente em sua maneira de pensar e ver o mundo com olhos diferentes, exigindo que a Escola repense seus conceitos e refaça sua maneira, até então tradicional, de se organizar e trabalhar. Faz-se necessária a adoção de uma postura mais aberta à democracia, na busca de maior autonomia, consciente de que somente com a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões, é que essas mudanças se efetivarão no âmbito escolar/ E_ é através do Conselho de Escola, formado por sujeitos de todos os segmentos da comunidade escolar, que ao se reunirem para discutir, eleger, votar e fazer valer suas decisões, nas mais diferentes instâncias da organização escolar, colaboram para o processo maior de Democratização da Escola Pública em busca de uma escola de qualidade para todos. Sabe~se que a criação de canais, como o Conselho de Escola, que viabilizam a maior participação da comunidade escolar, por si só, não dão conta de promover e efetivar realmente uma gestão compartilhada e democrática. No entanto se enfocarmos o aspecto humano é aí que encontraremos algumas respostas para justificar porque em algumas escolas a gestão participativa, compartilhada e democrática está sendo construída e em outras não. Para tanto, se faz necessário traçar um perfil desses sujeitos que buscam promover a emocratização da Escola Pública Brasileira, através de uma gestão compartilhada, transparente e democrática. Este é o assunto tratado nesta pesquisa: o perfil do conselheiro de escola. A partir de uma análise dos dados de conselheiros e conselhos de nove escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, esta pesquisa discute o papel desses importantes sujeitos na construção da Gestão Democrática no cotidiano da Escola Pública.-
Formato: dc.format55 f : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Título: dc.titleConselheiro de escola : um aliado na construção da gestão democrática na escola pública brasileira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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