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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Horn, Geraldo Balduíno, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Autor(es): dc.creator | Schnorr, Giselle Moura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67019 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67019 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Geraldo Balduíno Horn | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho monográfico visa traçar algumas reflexões acerca do Ensino Médio e seu Currículo, tendo como recorte a contribuição da Filosofia, como disciplina escolar. A perspectiva de análise que adotamos está comprometida com a construção, a partir da práxis educativa, da Escola Pública de Ensino Médio emancipatória, portanto que considera os trabalhadores em educação e os estudantes sujeitos do processo educativo escolar. Neste processo, apontamos para a importância da avaliação emancipatória das práticas cotidianas; para a reflexão critica acerca da representação do conhecimento sistematizado no currículo escolar e a necessária articulação entre este e a prática social, na perspectiva de instrumentalizar os jovens para a inserção critica e participativa na sociedade. Para isso traçamos algumas considerações sobre a contribuição do pensamento de Antonio Gramsci, Paulo Freire e da Filosofia da Libertação que, em nossa compreensão, possuem em comum o compromisso com as lutas populares por libertação. Uma preocupação central deste trabalho é a articulação necessária entre a identidade e legitimidade da disciplina Filosofia no currículo escolar com a totalidade da Escola Pública, de Ensino Médio, sua formas de organização e gestão, onde a identidade de um e de outro são desafios a serem construídos, principalmente, numa perspectiva emancipatória. Assim dentro dos limites de uma pesquisa monográfica, buscamos traçar a presença/ausência da disciplina de filosofia na história da escola pública, de nível médio e sua características; problematizar o conhecimento e o currículo no conte›‹to de um projeto educativo emancipador; apontar para a contribuição do ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio; refletindo, ainda, acerca dos desafios quanto a formação do professores de Filosofia. Concluímos que a construção de um projeto educativo emancipatório, entre outras questões, implica na formação inicial e continuada de professores articulada com a práxis desenvolvidas nas escolas, significando-as e problematizando-as. Formação esta que não restrinja-se a área (disciplina) ou a sala de aula, mas identifique-se e comprometa-se com a escola e a comunidade, onde o trabalho disciplinar articula-se a um trabalho transdisciplinar. | - |
| Formato: dc.format | 75 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em fomato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Curriculos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Ensino médio e currículo : o ensino de filosofia num projeto educativo emancipatório | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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