Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bentes, Roberto De Fino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fábio Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:27:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:27:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/67018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/67018 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Roberto de Fino Bentes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A comunicação faz parte da vida do ser humano. Para tê-la o primeiro passo é a aceitação. Precisamos entender que não podemos viver sem ela, a cada momento estamos envolvidos com essa comunicação, pois é uma característica própria do ser humano e também possibilita as relações sociais. Ela possui processos básicos que são: aquisição, transmissão, processamento e exposição de dados. É necessário um emissor e um receptor para que a comunicação possa ser completa, mas não podemos necessariamente dizer que a mensagem foi enviada ou recebida de uma forma clara e objetiva, na realidade a comunicação é um processo complexo e se dá com infonnações. No ensino não é diferente, a aprendizagem é um processo de comunicação, o aluno aprende o aprendizado dos códigos, que são adquiridos em todo processo de comunicação de sua vida escolar. É através da sociedade que se gera uma cultura, permitindo o desenvolvimento do processo, sem separação, acrescentando informações importantes na fonnação e no domínio dos conhecimentos da comunicação, que pode mediar vários tipos de comunicação, que deve ter algo a ver com a distância física entre emissor e receptor e com as localizações ñsicas. A função dos meios, neste caso, passa a ser de permitir a aproximação entre os extremos. Os meios de comunicação, sejam eles quais forem, devem contribuir com o ensino na aprendizagem, ele não toma-se um critério didático, mas transforma e proporciona uma estrutura de reflexão no ensino, levando o professor a refletir a realidade educativa de uma forma inovadora. Percebemos, por outro lado, que aos poucos a sociedade está aceitando e assumindo, cada vez mais, os meios de comunicação como parte de sua cultura, permeando mudanças no nosso século, decodificando e assumindo a importância da comunicação, que influencia o ensino, seja ele presencial ou a distância, não só pela situação do sistema social e do desenvolvimento econômico, mas pelo conservadorismo dos docentes, que precisam compreender que os meios se incorporam nos conteúdos escolares como recursos, meio e não fim. | - |
Formato: dc.format | 78 f : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Título: dc.title | A comunicação e a informação em programas de educação a distância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: