Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bentes, Roberto De Fino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Calligaro, Donesca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:25:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:25:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66958 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Roberto De Fino Bentes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especializaçao em Formação de Professores em Educação a Distância | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A implantação da educação a distância no Brasil, depois de oitenta anos de existência, ainda tem um longo caminho pela frente. Na virada do terceiro milênio vivemos em uma sociedade urbanizada industrial. A ciência e a técnica, aplicadas à processos de produção dos bens de consumo redefinem novas competências e habilidades para um novo perfil de trabalhador. Hoje quem quer permanecer no mercado de trabalho precisa ser polivalente. Por isso a busca constante pela atualização profissional se torna cada mais vez indispensável. Neste contexto a hegemonização das novas formas de comunicação e informação redefinem os mecanismos de disseminação da informação, que hoje são conhecidas em "tempo real". As mudanças atingem também a educação que precisa ser repensada para não se tornar obsoleta. Neste cenário não estão somente os professores, mas também os alunos, escolas e universidades que precisam reinventar a linguagem da educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei N° 9394/96) promulgada em 20 de dezembro de 1996, prevê a implantação gradativa da Educação a Distância (EAD) no Sistema Nacional de Ensino. Os cursos poderão ser oferecidos por instituições públicas e privadas, desde que estejam credenciadas pela União, aos quais serão concedidos certificados e/ou diploma para os níveis do ensino fundamental para jovens e adultos, para o ensino médio, educação profissional e de graduação. De olho nas mudanças a Universidade de Passo Fundo criou o Centro de Educação a Distância. Dois cursos de extensão, um na área de agronomia e outro na área da engenharia já foram ofertados. Outro na área de Linguas Estrangeiras deve começar no próximo mês de agosto. C próximo passo é o credenciamento da UPF junto ao Governo Federal (MEC). A intenção é oferecer também cursos de graduação e pós graduação. Para o desenvolvimento contínuo das atividades a distância, a Universidade de Passo Fundo precisa também investir na modernização do ensino através de novas tecnologias, que neste caso, servirão de suporte para as aulas ministradas na sede e nos cinco Campi que fazem parte da UPF. Este trabalho apresenta um estudo sobre as tecnologias de teleducação que já estão disponíveis na Universidade, destacando também aquelas que complementariam o sistema, além de um custo aproximado para a implantação do sistema. | - |
Formato: dc.format | 34 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Educação | - |
Título: dc.title | Estudo sobre os sistemas de teleeducação disponíveis na Universidade de Passo Fundo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: