Das origens à construção da universidade pública no Brasil : um olhar sobre as propostas de avaliação institucional : 1930-1980

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Odilon Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorLima, Desirê Luciane Dominschek-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66957-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Odilon Carlos Nunes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo norteador deste estudo monográfico foi o desenvolvimento de um estudo que falasse sobre a Universidade Pública, em alguns aspectos. Mais especificamente, de seu perfil enquanto disseminadora e produtora de conhecimento e da cultura social. No intuito de enfatizar a importância primordial de a Universidade Pública garantir sua qualidade de ensino, bem como a democratização do ensino, tratamos aqui da avaliação institucional, como um dos fundamentos para a realização desta qualidade e desta democratização. Fomos buscar entendimento do peso que avaliação em geral tem sobre nosso sistema de ensino, desde a educação infantil até e também após o 39 grau. Peso este que muitas vezes torna-se inimigo do aluno, ou do docente, ou da instituição quando avaliados. Neste sentido, nos reportamos a vários autores para discutirmos a avaliação e a avaliação institucional neste estudo. O sistema de ensino e os fatores atuantes na construção da Universidade Pública são discutidos no intento de compreendermos a Universidade hoje, e a avaliação institucional aparece na construção deste estudo como necessária para o avanço e transformação da Universidade e consequentemente da sociedade.-
Formato: dc.formatv, 79 f : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades publicas-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleDas origens à construção da universidade pública no Brasil : um olhar sobre as propostas de avaliação institucional : 1930-1980-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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