Sindicato e escola : algumas considerações sobre a formação política do educador da escola pública de ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorNunes, Andrea do Rocio Caldas, 1969--
Autor(es): dc.contributorSouza, Sandra Cristina Borges Pereira de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorLima, Cristina Maria Peixoto Berbert-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:28:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:28:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66955-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa do Rocio Caldas Nunes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O jpresente projeto tratou de investigar como as relações de produção, num processo contraditório, têm contribuído na formação do educador da Escola Pública de Ensino Fuhdamental, em relação à compreensão do seu papel na superação do modelo social vigjente, entendendo-se como contraditória a dicotomia entre O que se faz e O que se diz. Para tanto, foi realizada uma análise de entrevistas para identiñcar se, nas relações sóciopolíticas e, essencialmente humanas, ter consciência social e, portanto política, poderá trazer ao educador indagações e exigências que lhe cobrem a participação efetiva no prócesso pedagógico, de maneira que, muitas vezes, sua intencionalidade particular tenha quje ceder à intencionalidade coletiva. Asšsim sendo, pretendeu-se com este estudo, levantar dados através de uma pesquisa de campo junto aos profissionais da educação que atuam nas Escolas Públicas de Ensino Fuhdamental da Rede Municipal de Araucária, que revelem se a participação do educador na prática politica e produtiva pode ou não ficar contida entre as paredes de seu restrito ambiente de trabalho: a escola; quais os motivos que impedem esse educador de atuar de modo efetivo junto à classe trabalhadora; se seu aprendizado nas relações de trabalho lhe dãp a competência suficiente para interferir em todas as instâncias que compõem a vida social; se esse profissional trabalha em educação, considerando-se que trabalho é a síntese entre teoria e prática. Idêntificou-se a partir dessa análise, a necessidade de que esses educadores tenham mais quh a "clareza política", e sim a efetiva prática política como elemento de reeducação e formação, levando-os para além do "saber político" ou uma opção teórica, até a cunnplicidade prática com um projeto mais amplo de construção de uma nova sociedade.-
Formato: dc.format41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSindicatos - Professores - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica e educação-
Título: dc.titleSindicato e escola : algumas considerações sobre a formação política do educador da escola pública de ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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