A rádio no espaço escolar : um estudo de caso comparativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrenechea, Cristina Azra-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorAssumpção, Zeneida Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:25:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:25:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66936-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66936-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Cristina Azra Barrenechea-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho teve como objeto suscitar a discussão sobre a radio no espaço escolar e sua contribuição com a questão pedagogica. Além disso, pretendeu levantar alicerces para a construção de um novo espaço de articulação entre comunicação e educação na sala de aula imprescindíveis para a atual sociedade planetária. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa e pelo estudo de caso comparativo. A pesquisa qualitativa visou conhecer a opinião dos sujeitos (professores e alunos) sobre a contribuição da radio para o desenvolvimento da comunicação dos educandos por meio de entrevistas e questionário. O estudo de caso comparativo foi realizado entre duas escolas públicas municipais de Curitiba/PR para verificar a influencia e contribuição da rádio em sua aprendizagem e desenvolvimento social e cultural da programação radiofônica. Para avaliação da produção de textos escritos, tomou-se como referencial o Currículo Básico da Rede Municipal de ensino de Curitiba, Capítulo V, Língua Portuguesa, considerando a estrutura textual, sintaxe, morfologia e apresentação. Para a avaliação da oralidade (fluência verbal), trabalhou-se com a leitura de um texto informativo radiofônico e relato de um fato ou historia do cotidiano do aluno, considerando a objetividade, clareza, uso de elementos de coesão, coerência, conslstencla àl"QLll'l*lël"iÍäÍ|Vä de pontos de vista e adequação ao interlocutor e à situação (altura, tonalidade, timbre, postura e grau de formalidade). Apresentou-se um histórico da Radioeducação brasileira, pressupostos sobre a comunicação e o sociointeracionismo de Vigotski. Na analise dos resultados, procurou-se apontar as diferenças entre os dois grupos estudados (um grupo com experiência em rádio e outro sem experiência).-
Formato: dc.formatvii, 71 [152] f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRadio na educação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e educação-
Título: dc.titleA rádio no espaço escolar : um estudo de caso comparativo-
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