"O uso do computador na prática pedagógica do ensino fundamental ciclo I e II"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrenechea, Cristina Azra-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorCruz, Vera Lucia Jarenko da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:32:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:32:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66933-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Cristina Azra Barrenechea-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionResumo : Pesquisa realizada sobre novas tecnologias educacionais nos anos de 2003 e 2004 com ênfase nas [possíveis] transformações curriculares que estão ocorrendo por conta da utilização delas dentro do ambiente da escola pública. Orienta-se por pesquisa empírica realizada em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, no estado do Paraná e é apoiada pela vivência do autor fiunto a projetos de implementação de novas tecnologias educacionais em escolas da rede pública Brasileira. O objetivo é compreender como se dá a dinâmica da chegada dos computadores na escola, da necessária e nem sempre suficiente "capacitação" dos docentes e a leitura do contexto histórico em ique essa transformação se dá. Fundamenta-se, também, em uma teoria que vê as novas tecnologias, em Éespecial a informática, como algo positivo no ambiente escolar desde que utilizada de forma didática, séria e complementar ao trabalho pedagógico já realizado. O autor estuda as respostas dadas pelas professoras e professores das escolas visitadas para verificar a visão destes na determinação de uma Édisciplina de informática transfonnando esta não em mais um instrumento a ser utilizado por todas as disciplinas mas sim como um novo objeto de estudo que ganha corpo e conteúdos próprios ¿compartimentando mais o saber escolar.-
Formato: dc.format[41f.] : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.title"O uso do computador na prática pedagógica do ensino fundamental ciclo I e II"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.