Avaliação da contribuição do Programa de Educação a Distância : à prática didática dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : o olhar de professores participantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Kátia Cristina Dambiski-
Autor(es): dc.contributorSantos, Jussara Maria Tavares Puglielli, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Claudia Mara de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:31:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:31:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66921-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Jussara Maria Tavares Puglielli Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como título a "Avaliação da contribuição do "Programa de Educação a Distância' à prática didática dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.: o olhar dc professores participantes". Após o resgate bibliogrático de como, historicamente, a RME de Curitiba tem desenvolvido a formação continuada de seus professores e o levantamento do conjunto dos programas desenvolvidos atualmente, definiu-se que a pesquisa tornaria como objeto de investigação o Curso de Educação a Distância, considerando-se que nos últimos cinco anos foram realizados aproximadamente 11.OOOO cursos, dado que consideramos expressivo ao se tratar da qualificação docente já que, em relação ao total de professores da Rede pode estar significando uma média de dois cursos realizados por professor . A pesquisa se realizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo a amostra composta por professores participantes dos cursos de Educação a Distância, pedagogos e responsáveis pela organização deste curso na Secretaria Municipal de Educação. Como objetivos da pesquisa foram definidos: a) Analisar a avaliação que os professores participantes do programa de formação continuada, "Educação a Distância" da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, fazem da validade dos conteúdos, dos módulos que o compõem, para a sua prática didática. b) Proceder ao levantamento de indicadores tendo em vista a necessidade de uma avaliação mais ampla do próprio programa por pane dos Órgãos proponentes. Portanto, se procurou investigar qual é a avaliação dos professores participantes sobre esta forma de capacitação. Ou seja, em que medida, do ponto de vista dos professores e pedagogos da Rede, o conteúdo dos diferentes módulos do programa de formação continuada, "Educação a Distância", contribui para a melhoria da ação pedagógica.-
Formato: dc.formatviii, 159 f : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Curitiba (PR) - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância - Professores - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância - Avaliação - Avaliação-
Título: dc.titleAvaliação da contribuição do Programa de Educação a Distância : à prática didática dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : o olhar de professores participantes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.