A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Ana Paula A. de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorBittencourt, Cecília Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66918-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66918-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ana Paula A. de Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educaçãol Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Na literatura brasileira as informações sobre educação especial são escassas, principalmente quando se busca orientações que venham a servir como auxílio para educadores, professores, pedagogos, diretores e outras pessoas que estejam direta ou indiretamente. envolvidos com a educação infantil. O pouco que se encontra baseia-se preferencialmente na legislação, que garante a inclusão e pemianência destas crianças nas instituições educacionais, principalmente nas instituições públicas, onde a realidade é clara e se faz presente nos Centros de Educação Infantil. Este trabalho pretende servir como suporte pedagógico, com idéias que possam se transformar em base de apoio. Realizou-se entrevistas com educadoras que atendem este público, de três diferentes instituições. Pode-se constatar que estas sentem-se angustiadas e muito preocupadas com o trabalho que desenvolvem, pois alegam não possuírem capacitação necessária para atender as crianças com necessidades educativas especiais. Conclui-se que muito tem-se que caminhar, pesquisar, formando grupos de estudos, buscando apoio junto às Universidades, onde estão educadores altamente capacitados, para que aa inclusão destes educandos ocorra de forma global, integrando toda a equipe de trabalho da instituição, bem como as famílias nela atendidas. Esperamos que ao concluirmos o trabalho; com algumas respostas ou experiêincias que possam ser levadas ao conhecimento de todas as instituições que jáhestão atendendo crianças especiais ou que estão na expectativa de a qualquer momento incluir em seu trabalho o atendimento destes pequenos cidadãos, com os mesmos direitos dos demais.-
Formato: dc.format37 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Título: dc.titleA inclusão de crianças com necessidades educativas especiais-
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