Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sigwalt, Carmen Sá Brito | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Autor(es): dc.creator | Dal'Cortivo, Carmen Aparecida Tomaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66917 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Carmen Sá Brito Sigwalt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O dominio da linguagem escrita, é condição básica, que o saber sistematizado exige do sujeito. Desta forma dominar a linguagem escrita coloca-se como um dos requisitos básicos, que permite o conhecimento, a organização e participação em uma sociedade letrada. A leitura e a escrita atuam como instrumentos básicos e ferramentas, para que o homem se apropiie do conhecimento acumulado historicamente. Fundamentalmente sua participação na sociedade, depende desses mecanismos que expressam e identificam esse conhecimento, permitindo assim o acesso às formas pelas quais as pessoas se comunicam, codificam e expressam suas conquistas e aquisições. Em situações de uso real da escrita, a criança vai perceber a função social dessa forma de linguagem, sendo importante a escola propiciar ao aluno a compreensão desta realidade humana. Realidade esta como produto das relações sociais que o homem produziu a partir da necessidade da produção de sua própria existência. O presente trabalho procurou, num primeiro momento analisar os principios norteadores da Proposta de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de Curitiba, a partir de 1988 com o texto, "A Aventura da Alfabetização" publicado no Jomal Escola Aberta e as demais Propostas Curriculares de 1991, 1994, 1996, 1997, presentes no "Currículo Básico da Rede Munieipzi de Ensina de curitiba". Esta análise foi realizada em forma de síntese dos aspectos básicos das diferentes diretrizes norteadoras. Num segundo momento, pesquisamos junto a 54 professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, distribuidos em 12 escolas municipais para verificação do domínio teórico dos mesmos sobre as diretrizes da alfabetização e como esta se realiza na prática pedagógica dos professores. Procuramos também traçar um perfil dos docentes pesquisados. O estudo revelou que a grande maioria dos professores conhece a proposta de alfabetização e a aplica em sua prática pedagógica. | - |
Formato: dc.format | vii, 134 f : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Curitiba (PR) - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Curitiba (PR) - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | A proposta de alfabetização da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e como esta se realiza na prática pedagógica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: