Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorKaló, Leila Juliette, 1947--
Autor(es): dc.contributorGomes, Mônica David-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorBenko, Marcia Adriana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:26:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:26:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66914-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Leila Juliette Kalo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O nosso trabalho aborda a ava iação, focalizando-a do ponto de vista da sala de aula, ou seja, no nível do processo ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi apresentar as duas realidades, comparando-se a escola particular com a escola pública municipal, a nível de Ensino Fundamental, mais precisamente com alunos de 4Ê série, utilizando a técnica de amostragem para a demonstração dos resultados. Nosso esforço é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importãncia essencial da avaliação do processo ensino aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre as duas realidades estabelecidas, o que nos levou a argumentar da melhor maneira possivel para torná-lo compreensível e praticável. Apresentamos a situação dos educadores, com relação aos critérios de avaliar e medir, nas duas escolas. Demonstramos que enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores, onde muitas vezes o professor é desprovido de conhecimento pra exercer tal processo avaliativo. Freqüentemente o termo avaliação é associado a outros como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetëncia. O que pretendemos demonstrar é que, em decorrência de uma nova concepção pedagógica, a avaliação assume dimensões mais amplas. A atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudança de comportamento dos alunos.-
Formato: dc.format38 f : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Avaliação - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAvaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso-
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