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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kaló, Leila Juliette, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Mônica David | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Autor(es): dc.creator | Benko, Marcia Adriana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:26:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:26:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66914 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Leila Juliette Kalo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O nosso trabalho aborda a ava iação, focalizando-a do ponto de vista da sala de aula, ou seja, no nível do processo ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi apresentar as duas realidades, comparando-se a escola particular com a escola pública municipal, a nível de Ensino Fundamental, mais precisamente com alunos de 4Ê série, utilizando a técnica de amostragem para a demonstração dos resultados. Nosso esforço é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importãncia essencial da avaliação do processo ensino aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre as duas realidades estabelecidas, o que nos levou a argumentar da melhor maneira possivel para torná-lo compreensível e praticável. Apresentamos a situação dos educadores, com relação aos critérios de avaliar e medir, nas duas escolas. Demonstramos que enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores, onde muitas vezes o professor é desprovido de conhecimento pra exercer tal processo avaliativo. Freqüentemente o termo avaliação é associado a outros como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetëncia. O que pretendemos demonstrar é que, em decorrência de uma nova concepção pedagógica, a avaliação assume dimensões mais amplas. A atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudança de comportamento dos alunos. | - |
Formato: dc.format | 38 f : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Avaliação - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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