A educação física e o faz-de-conta na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAvila, Astrid Baecker-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorLopes, Carmem Moro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:19:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:19:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66909-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66909-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Astrid Baecker Avila-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta monografia trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada como requisito final do curso de Especialização em Educação Infantil, o estudo buscou compreender como os jogos, jogos de faz-de-conta, as brincadeiras e o movimento contribuem para o ensino-aprendizagem. A pesquisa enfocou o faz-de-conta infantil e a educação física, pois estão intimamente ligadas às atividades do brincar, nesta faixa etária. A relevãnica do estudo parte da ideia de investigar o pensamento e as ações das crianças que frequentam as escolas e pré-escolas, numa pesquisa teórica, dialogamos com alguns autores, que trataram do brinquedo como forma de desnvolvimento. Num segundo momento, buscamos uma reflexão sobre o papel da Educação Física na infância, como esta disciplina se apropria dessas teorias, as formas e os meios em que se delineia e contribui com educação das crianças de zero a seis anos. Finalizamos com uma reflexão sobre o planejamento para a Educação Infantil, em busca de ações mais concretas. O estudo apresentado demonstrou a importância do jogo e da brincadeira, especialmente o jogo de faz-de-conta, no processo de fomração humana, na Educação Infantil, através das múltiplas interações que levam em conta tanto o imaginário quanto a realidade concreta. O planejamento das aulas deve levar em consideração esses aspectos, modificando a concepção de que a brincadeira não é coisa séria.-
Formato: dc.format57 f : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Crianças-
Título: dc.titleA educação física e o faz-de-conta na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.