Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Avila, Astrid Baecker | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Carmem Moro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:19:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:19:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66909 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Astrid Baecker Avila | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta monografia trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada como requisito final do curso de Especialização em Educação Infantil, o estudo buscou compreender como os jogos, jogos de faz-de-conta, as brincadeiras e o movimento contribuem para o ensino-aprendizagem. A pesquisa enfocou o faz-de-conta infantil e a educação física, pois estão intimamente ligadas às atividades do brincar, nesta faixa etária. A relevãnica do estudo parte da ideia de investigar o pensamento e as ações das crianças que frequentam as escolas e pré-escolas, numa pesquisa teórica, dialogamos com alguns autores, que trataram do brinquedo como forma de desnvolvimento. Num segundo momento, buscamos uma reflexão sobre o papel da Educação Física na infância, como esta disciplina se apropria dessas teorias, as formas e os meios em que se delineia e contribui com educação das crianças de zero a seis anos. Finalizamos com uma reflexão sobre o planejamento para a Educação Infantil, em busca de ações mais concretas. O estudo apresentado demonstrou a importância do jogo e da brincadeira, especialmente o jogo de faz-de-conta, no processo de fomração humana, na Educação Infantil, através das múltiplas interações que levam em conta tanto o imaginário quanto a realidade concreta. O planejamento das aulas deve levar em consideração esses aspectos, modificando a concepção de que a brincadeira não é coisa séria. | - |
Formato: dc.format | 57 f : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Crianças | - |
Título: dc.title | A educação física e o faz-de-conta na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: