Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Avila, Astrid Baecker | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Carmem Moro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66909 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Astrid Baecker Avila | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta monografia trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada como requisito final do curso de Especialização em Educação Infantil, o estudo buscou compreender como os jogos, jogos de faz-de-conta, as brincadeiras e o movimento contribuem para o ensino-aprendizagem. A pesquisa enfocou o faz-de-conta infantil e a educação física, pois estão intimamente ligadas às atividades do brincar, nesta faixa etária. A relevãnica do estudo parte da ideia de investigar o pensamento e as ações das crianças que frequentam as escolas e pré-escolas, numa pesquisa teórica, dialogamos com alguns autores, que trataram do brinquedo como forma de desnvolvimento. Num segundo momento, buscamos uma reflexão sobre o papel da Educação Física na infância, como esta disciplina se apropria dessas teorias, as formas e os meios em que se delineia e contribui com educação das crianças de zero a seis anos. Finalizamos com uma reflexão sobre o planejamento para a Educação Infantil, em busca de ações mais concretas. O estudo apresentado demonstrou a importância do jogo e da brincadeira, especialmente o jogo de faz-de-conta, no processo de fomração humana, na Educação Infantil, através das múltiplas interações que levam em conta tanto o imaginário quanto a realidade concreta. O planejamento das aulas deve levar em consideração esses aspectos, modificando a concepção de que a brincadeira não é coisa séria. | - |
Formato: dc.format | 57 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Crianças | - |
Título: dc.title | A educação física e o faz-de-conta na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: