Projeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública

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Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorCalado, Carla Terezinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:34:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:34:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/66908-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66908-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo sobre Projeto Político-Pedagógico foi realizado em uma escola pública de tempo integral, da Rede Municipal de Curitiba, situada na região sul da cidade. O trabalho teve por objetivo analisar algumas questões como: a definição do processo educativo pela escola; a elaboração do Projeto Político-Pedagógico; o compromisso dos professores com a qualidade de ensino e a avaliação do projeto pela escola. Para obter respostas a estas questões foram feitas análises do documento elaborado pela escola e também as entrevistas com alguns professores, com a pedagoga e com a equipe administrativa. O Projeto Político-Pedagógico mostra as intenções da escola, é um documento que apresenta a identidade da instituição. E fundamental que ele seja construído e analisado coletivamente, isto é, por toda a comunidade escolar. Através desse estudo foi possível constatar que a escola pública constrói seu Projeto Político-Pedagógico, mas que nem sempre ele é a identidade da escola e que existem professores preocupados e compromissados com a qualidade de ensino e outros nem tanto. E necessário que os vários segmentos da escola analisem o desenvolvimento das ações previstas com a finalidade de se fager as mudanças necessárias durante o processo e não apenas ao final do ano letivo. E importante que o projeto político-pedagógico seja concebido, executado e avaliado sempre coletivamente, para que a escola possa construir sua autonomia e sua identidade, a partir de suas práticas.-
Formato: dc.format40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Título: dc.titleProjeto político-pedagógico : análise de sua construção na escola pública-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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