
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zanetti, Maria Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Autor(es): dc.creator | Pienta, Ana Cristina Gipiela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/66903 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/66903 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maria Aparecida Zanetti | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de pesquisa buscou suscitar reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos, destacando alguns de seus principais aspectos: o trajeto histórico dessa modalidade de ensino no Brasil; as políticas educacionais e os principios pedagógicos que a norteia no Estado do Paranã; o perfil dos alunos adultos e o papel que a educação escolar assume em sua realidade, o surgimento da demanda e a relação entre o fracasso escolar e a Educação de Jovens e Adultos; analisou também as demandas e desafios para a Educação de Jovens e Adultos, com especial atenção às imposições advindas da reestruturação produtiva. O estudo foi organizado em dois eixos: pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o objeto de estudo e pesquisa empírica, a partir de um estudo de caso, tendo como pressuposto metodológico a pesquisa qualitativa. Em linhas gerais, a referida pesquisa demonstra os motivos que condicionam o jovem/adulto a buscar escolarização, entendendo e contextualizando essa busca no motivo predominante de inserir-se no mercado de trabalho. | - |
| Formato: dc.format | 39 f : il., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
| Título: dc.title | Reflexões sobre educação de jovens e adultos : desafios da atualidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: